13 de outubro de 2024

Evanilson

Francisco Evanilson de Lima Barbosa nasceu no dia 6 de Outubro de 1999 em Fortaleza, Brasil.
Foi no Associação Esportiva Estação António Bezerra, um pequeno e modesto clube da sua terra natal, que Evanilson começou a jogar futebol quando ainda era criança. Em 2013, ingressou nos sub-17 do Fluminense F.C. e depois de ter passado pelos restantes escalões de formação do clube do Rio de Janeiro rumou, por empréstimo, aos eslovacos do FC STK Samorín, clube que representou entre Janeiro e Maio de 2018. De regresso ao Fluminense F.C., Evanilson integrou a equipa sub-20, mas rapidamente foi promovido à equipa principal, muito por culpa de ter sido o melhor marcador do Campeonato Brasileiro de Sub-20 com 11 golos. Em Dezembro de 2019, Evanilson assinou um contrato com o Tombense F.C., mas continuou a jogar no Fluminense F.C. por empréstimo e no ano de 2020, assumiu em definitivo a titularidade no ataque da equipa Tricolor das Laranjeiras.
Em Setembro de 2020, Evanilson foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 21 de Outubro de 2020 no Etihad Stadium, onde os portistas visitaram o Manchester City F.C. no jogo da 1ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões de 2020/21, onde Evanilson foi a jogo aos 80 minutos quando substituiu Malang Sarr.
Apenas três dias depois, Evanilson foi titular e marcou o seu primeiro golo de Dragão ao peito. Um golo que valeu a vitória, por 1-0, sobre o Gil Vicente F.C. no jogo da 5ª jornada do Campeonato Nacional de 2020/21.
Nessa primeira época no F.C. Porto, Evanilson disputou 29 partidas oficiais, sendo 24 na equipa principal e 5 na equipa b, numa temporada que foi de adaptação.
Em 2021/22, o cenário foi bem diferente. O avançado brasileiro assumiu a titularidade na equipa portista, pouco depois do início da época, e começou a mostrar todo o seu valor. Por cinco vezes bisou (S.U. Sintrense, Boavista F.C., S.L. Benfica, F.C. Paços de Ferreira e Portimonense S.C.), e marcou um hat-trick, na vitória dos Dragões sobre o B-SAD por 4-1, na 18ª jornada do Campeonato Nacional. No final da época, Evanilson sagrou-se Campeão Nacional e conquistou a Taça de Portugal, competição onde foi o melhor marcador com 7 golos (tornando-se no primeiro portista a marcar mais de seis golos na prova desde 1997/98).
Evanilson começou a temporada seguinte tal como tinha terminado a anterior, a conquistar um título. Desta vez foi a Supertaça Cândido de Oliveira, tendo contribuído com um golo na vitória dos portistas sobre o C.D. Tondela por 3-0. A meio da época, em Janeiro, venceu a Taça da Liga, com o F.C. Porto a derrotar o Sporting C.P. por 2-0 na final, e fechou a temporada com mais um título conquistado, no caso a Taça de Portugal, depois de vencer o S.C. Braga na final do Jamor, por 2-0.
Em 2023/24, Evanilson teve a temporada mais produtiva, tendo apontado 25 golos em 42 jogos, mas apenas venceu a Taça de Portugal, onde marcou o primeiro golo da vitória do F.C. Porto sobre o Sporting C.P. na final por 2-1. O avançado brasileiro foi também melhor marcador na Taça de Portugal com 8 golos marcados. Foi ainda durante esta época que foi convocado para a Seleção do Brasil pela primeira vez na sua carreira, para disputar a Copa América 2024.
Em 2024/25, Evanilson jogou 8 minutos na 1ª jornada do Campeonato Nacional contra o Gil Vicente F.C., jogo que os portistas venceram por 3-0. Esses foram os últimos minutos de Evanilson com a camisola do F.C. Porto, já que seis dias após esse jogo o avançado brasileiro foi contratado pelos ingleses do A.F.C. Bournemouth.
Evanilson esteve 4 épocas ao serviço do F.C. Porto. Disputou 154 jogos oficiais, marcou 60 golos e conquistou 6 títulos.
Evanilson é internacional pelo Brasil e já vestiu por duas vezes a camisola da seleção brasileira. Esteve presente na Copa América 2024.

Palmarés
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
3 Taças de Portugal
1 Taça da Liga Portuguesa
1 Supertaça Cândido de Oliveira

Sem comentários: