12 de setembro de 2021

Rico

José Augusto Duarte, mais conhecido como Rico, nasceu no dia 9 de Maio de 1940 em Luanda, Angola.
Foi no F.C. Luanda que começou a jogar futebol, onde despertou o interesse de vários clubes portugueses.
No início do ano de 1960, foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
O seu primeiro jogo de Dragão ao peito aconteceu no dia 27 de Março de 1960, no Campo José Santos Pinto, na Covilhã, onde os portistas visitaram e empataram 1-1 com o S.C. Covilhã, num jogo que contou para a 1ª mão dos oitavos de final da Taça de Portugal de 1959/60. Na partida da 2ª mão, no Estádio das Antas, os Dragões não deram hipóteses aos serranos e venceram por 5-0.
Ainda nessa temporada, Rico foi utilizado pelo treinador Francisco Reboredo no jogo da 25ª jornada do Campeonato Nacional, contra o Atlético C.P. em que os portistas venceram por 4-0.
Nas três épocas seguintes, Rico não disputou nenhum jogo oficial na equipa principal do F.C. Porto.
Na temporada de 1963/64, Rico voltou a vestir a camisola portista por duas vezes, nos dois jogos dos oitavos-de-final da Taça de Portugal contra o V. Guimarães. Os Dragões venceram os vimaranenses em ambas as partidas, 3-1 no Estádio das Antas e 2-1 no Municipal de Guimarães.
Na época seguinte, Rico voltou a disputar dois jogos, ambos no mês de Outubro. No dia 14, integrou o onze titular que venceu o O. Lyon por 1-0 no Estádio Gerland, numa partida que contou para a 2ª mão da 1ª eliminatória da Taça dos Vencedores das Taças, depois da vitória do F.C. Porto, na partida da 1ª mão, disputada no Estádio das Antas, por 3-0. Quatro dias depois, Rico voltou a merecer a confiança do técnico Otto Glória, ao ser titular na recepção ao Lusitano G.C. de Évora, numa partida que os portistas venceram por 1-0 e que valeu para a 2ª jornada do Campeonato Nacional.
Apesar de ter estado seis temporadas ao serviço do F.C. Porto, Rico apenas disputou seis jogos oficiais, divididos por três épocas.
Em 1965/66, ingressou no F.C. Barreirense. Na temporada seguinte transferiu-se para o G.D. CUF. Em 1968/69, foi contratado pelo Varzim S.C., onde jogou durante quatro temporadas.
No dia 20 de Abril de 1972, Rico faleceu durante um jogo treino entre o Varzim S.C. e o F.C. Tirsense, consequência de congestão cerebral.

Sem comentários: