31 de agosto de 2020

Maicon

Maicon Pereira Roque nasceu no dia 14 de Setembro de 1988 em Barretos, município do estado de São Paulo, Brasil.
Apesar de ter nascido em Barretos, Maicon viveu toda a sua vida em Planura, Minas Gerais. O seu nascimento em Barretos aconteceu por não haver hospital em Planura.
Foi no E.C. Mamoré que Maicon começou a jogar futebol. Esteve quatro meses no clube de Patos de Minas até aparecer o Cruzeiro E.C., para onde se mudou com 17 anos. Em 2007 ascendeu à categoria de sénior mas no ano seguinte foi emprestado ao A.D. Cabofriense onde apenas disputou duas partidas, tendo voltado ao clube de Belo Horizonte pouco depois. No verão de 2008 o Cruzeiro E.C. levou a equipa B para Portugal onde disputou quatro jogos, tendo Maicon sido um dos jogadores mais em evidência e acabou por ser emprestado ao C.D. Nacional da Madeira. As suas boas exibições continuaram no emblema insular o que despertou o interesse dos maiores clubes nacionais e não só.
No início da temporada de 2009/10 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 17 de Outubro de 2009 no Estádio do Dragão onde os portistas receberam e venceram o Sertanense F.C. por 4-0, num jogo a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal de 2009/10.
O primeiro golo que marcou de Dragão ao peito foi também nessa época de 2009/10. Aconteceu no Estádio do Bonfim, na vitória do F.C. Porto sobre o V. Setúbal por 5-2 no jogo da 28ª jornada do Campeonato Nacional. Maicon apontou o segundo golo do jogo aos 41 minutos.
Maicon representou o F.C. Porto durante 7 temporadas. Disputou 190 jogos oficiais, marcou 13 golos e conquistou 10 títulos. Com o ponto alto a ser a conquista da Liga Europa em 2010/11 quando o F.C. Porto derrotou o S.C. Braga na Final de Dublin por 1-0. A esse título Maicon juntou 3 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 4 Supertaças Cândido de Oliveira.
Em Fevereiro de 2016 regressou ao Brasil para jogar no São Paulo F.C., onde permaneceu durante 1 ano e meio para depois rumar à Turquia onde representou o Galatasaray S.K. tendo conquistado por duas vezes o campeonato turco e por uma vez a Taça da Turquia. Na temporada de 2018/19 transferiu-se para o Al Nassr Athletic S.C.C. da Arábia Saudita onde ajudou a vencer um campeonato saudita e uma Taça da Arábia Saudita.

Palmarés
1 Liga Europa
3 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
2 Campeonatos da Turquia
1 Campeonato da Arábia Saudita
2 Taças de Portugal
1 Taça da Turquia
1 Taça da Arábia Saudita 4 Supertaças Cândido de Oliveira

Sem comentários: