7 de novembro de 2021

Liedson

Liedson Milito Ferreira da Silva Muniz Chagas, nasceu no dia 17 de Dezembro de 1977 em Cairú, um município do estado da Bahia, Brasil.
Filho de um pescador e de uma dona de casa, Liedson desde tenra idade que começou a trabalhar num supermercado para ajudar as finanças familiares e aos fins de semana jogava futebol numa pequena equipa amadora, o Liga Valenciana de Futebol. Depois de também ter trabalhado como ajudante de pintor, mecânico, carpinteiro, pedreiro, porteiro num hospital e mensageiro de hotel, começou a jogar no E.C. Poções, com 21 anos. Em 2001, mudou-se para o Prudentópolis E.C.. Depois de uma breve passagem pelo E.C. Internacional, de Santa Maria, rumou ao Coritiba F.C. onde foi o melhor marcador da Copa Sul-Minas com 14 golos em 2002. Ainda nesse ano foi jogar para o C.R. Flamengo e em 2003, mudou novamente de ares e passou a vestir a camisola do S.C. Corinthians, tendo vencido o Campeonato Paulista. Em Agosto de 2003, Liedson deixou o Brasil e viajou para Portugal para jogar no Sporting C.P.. Apesar de ter estado sete anos e meio no clube de Alvalade, sendo um dos melhores avançados a jogar em Portugal, apenas venceu duas Taças de Portugal e também duas Supertaças Cândido de Oliveira. Em Fevereiro de 2011, deixou o Sporting C.P. e regressou ao S.C. Corinthians, tendo ajudado o clube paulista a vencer o Campeonato Brasileiro de 2011 e a Copa Libertadores da América em Julho de 2012. Em Agosto de 2012, voltou ao C.R. Flamengo, onde jogou durante quatro meses.
Em Fevereiro de 2012, regressou a Portugal para jogar, por empréstimo, no Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 2 de Fevereiro de 2013, no Estádio Dom Afonso Henriques, onde os portistas venceram o V. Guimarães por 4-0, numa partida que contou para a 17ª jornada do Campeonato Nacional. Liedson iniciou o jogo como suplente mas aos 76 minutos substituiu João Moutinho.
Liedson participou ainda em mais seis partidas (5 no Campeonato Nacional e 1 na Taça de Portugal), sempre como suplente utilizado. Apesar de não ter marcado nenhum golo, fez a assistência para o seu compatriota Kelvin marcar o golo ao S.L. Benfica, aos 92 minutos e que teve importância vital para o F.C. Porto passar para a frente do Campeonato Nacional na penúltima jornada. No dia 19 de Maio de 2013, em Paços de Ferreira, o F.C. Porto conquistou o Campeonato Nacional e assim Liedson sagrou-se Campeão Nacional em apenas quatro meses, naquele que foi o seu último jogo como futebolista.
Ao serviço do F.C. Porto, Liedson disputou 7 jogos e conquistou 1 título.
Liedson foi internacional por Portugal, após ter obtido a cidadania portuguesa em Agosto de 2009. Disputou 15 jogos e marcou 4 golos, tendo marcado presença no Campeonato do Mundo de 2010.

Palmarés
1 Copa Libertadores da América
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato do Brasil
1 Campeonato Paulista
2 Taças de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira

Sem comentários: