28 de outubro de 2019

Jorginho

Jorge Luíz Pereira de Sousa (Jorginho) nasceu no dia 6 de Maio de 1977 em Goiânia, Brasil.
Começou a jogar futebol no Goiatuba E.C. e depois de passar por todos os escalões de formação do clube da sua terra, integrou o plantel principal no ano de 1994. No ano seguinte transferiu-se para o Atlético Paranaense e logo na sua temporada de estreia com o novo clube, sagrou-se Campeão Brasileiro Série B. No emblema de Curitiba, Jorginho permaneceu durante cinco anos. Em 2000 foi emprestado ao E.C. Santo André e pouco depois, ainda no ano de 2000, transferiu-se para o S.E. Gama. Em 2001 ingressou no Goiânia E.C.. No verão desse mesmo ano deixou o Brasil para rumar a Portugal para jogar no V. Setúbal. Nos Sadinos esteve quatro épocas, conquistou a Taça de Portugal em 2004/05 e deu a conhecer o seu futebol que despertou o interesse dos principais clubes nacionais. No início da temporada de 2005/06 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 21 de Agosto de 2005 no Estádio do Dragão quando os portistas receberam e venceram o C.F. Estrela da Amadora por 1-0, num jogo que contou para a 1ª jornada do Campeonato Nacional de 2005/06.
O primeiro golo que apontou de azul e branco foi na 5ª jornada também no Campeonato Nacional de 2005/06, na receção do F.C. Porto ao C.F. Belenenses em que os portistas venceram por 2-0 com Jorginho a marcar o segundo golo aos 56 minutos de jogo.
Nessa temporada ainda marcou mais dois golos, um na vitória sobre o V. Guimarães por 2-0 e em Alvalade foi o seu golo que carimbou o triunfo do F.C. Porto sobre o Sporting C.P. e que praticamente garantiu o título de Campeão Nacional aos Dragões, ao que juntaram a vitória na Taça de Portugal.
Na sua primeira época no F.C. Porto foi um dos cinco jogadores mais utilizados pelo treinador Co Adriaanse.
Na temporada seguinte Jorginho jogou menos vezes e também marcou menos golos, apenas um, mas conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira e voltou a sagrar-se Campeão Nacional. No final dessa época deixou os Dragões.
Jorginho representou o F.C. Porto durante 2 temporadas. Disputou 56 jogos oficiais, marcou 4 golos e conquistou 4 títulos.
Em 2007/08 rumou ao S.C. Braga onde esteve duas épocas, tendo ganho a Taça Intertoto. Em 2009/10 viajou para a Turquia para jogar no Gaziantepspor durante dois anos. Em 2011/12 regressou a Portugal para defender a camisola do Rio Ave F.C.. Na temporada seguinte voltou ao Brasil onde representou o Grêmio Anápolis, clube onde colocou um ponto final na sua carreira no ano de 2014.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato do Brasil Série B
2 Taças de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira

Sem comentários: