10 de agosto de 2008

Mlynarczyk

Józef Mlynarczyk nasceu no dia 20 de Setembro de 1953 na cidade de Nowa Sol, a Polónia.
Começou a jogar futebol no Dozamet Nowa Sól onde fez a sua formação até se mudar para o B.K.S.S. Bielsko-Biala em 1974 para integrar o plantel sénior. Na temporada de 1977/78 mudou-se para o O.K.S.Odra Opole, clube onde permaneceu até a temporada de 1979/80. Na temporada seguinte transferiu-se para o Widzew Lodz onde esteve durante quatro épocas, tendo-se sagrado campeão da Polónia pela primeira vez na sua carreira em 1980/81, Título que voltaria a repetir em 1981/82.
Na época de 1984/85 foi para França defender as cores do S.C. Bastia, onde esteve uma temporada e meia.
Em Janeiro de 1986 ingressou no Futebol Clube do Porto. A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 4 de Janeiro de 1986 no Estádio da Luz, em Lisboa, onde os portistas empataram 0-0 com o S.L. Benfica, numa partida a contar para a 16ª jornada do Campeonato Nacional de 1985/86.
Mlynarczyk esteve durante quatro temporadas ao serviço do F.C. Porto. No plantel portista teve sempre a concorrência de Zé Beto, guarda-redes com quem partilhou a conquista de dois campeonatos nacionais e ainda caminhada triunfal até chegar a Final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1987 onde teve pela frente os alemães do F.C Bayern de Munique e onde demonstrou toda a sua classe, tendo sido um dos pilares para que o Futebol Clube do Porto se sagra-se pela primeira vez na sua história, Campeão Europeu.
Na época de 1987/88, o guardião polaco continuou a ser o dono da baliza dos Dragões que conquistaram o Título de Campeão Nacional com 15 pontos de vantagem sob o segundo classificado. Mas a maior vitória dessa temporada aconteceu no dia 13 de Dezembro na longínqua cidade de Tóquio onde sobre um terreno de jogo completamente coberto de neve os portistas bateram os Campeões Sul-Américanos do C.A. Peñarol por 2-1, e de novo com uma excelente exibição de Mlynarczyk. Apenas 1 mês mais tarde, voltaria a ser o titular da baliza do F.C. Porto que defrontou no estádio das Antas os holandeses do Ajax F.C. na 2ª mão da Supertaça Europeia que os Dragões venceram por 1-0, igual resultado conseguido na Holanda no jogo da 1ª mão. Ainda nessa temporada, O F.C. Porto venceu a Taça de Portugal ao ganhar a final por 1-0 contra o V. Guimarães.
Mlynarczyk manteve-se no F.C. Porto até terminar a sua carreira na época de 1989/90 devido a uma lesão grave, não sem antes ver o seu sucessor, um jovem de nome Vítor Baía, a ocupar o lugar que lhe tinha pertencido na defesa da baliza dos Dragões.
Depois de terminada a sua carreira como futebolista, Mlynarczyk continuou no F.C. Porto a fazer parte da equipa técnica onde tinha a função de treinador de guarda-redes, cargo que ocupou até ao final da temporada de 1999/2000. Voltou depois para o seu país para desempenhar idênticas funções primeiro na Selecção Polaca e depois no Widzew Lodz.
Vestiu por 42 vezes a camisola da Selecção da Polónia e esteve presente no Campeonato do Mundo de 1982 e 1986. No primeiro Mundial, os polacos terminaram em 3º lugar, já em 1986 não passaram a fase de grupos.

Palmarés
1 Taça Intercontinental
1 Taça dos Campeões Europeus
1 Supertaça Europeia
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
2 Campeonatos da Polónia

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Paulo um post excelente e de duplo significado:recordar esse "Monstro" das balizas e o vídeo dessa saga Histórica que foi a cpnquista da Taça Intercontinental na neve do Japão.
Nesse jogo, para mim, Joséf fez uma das duas melhores exibições que lhe vi -a outra foi contra o Brondby na Taça dos Campeões de 1987 e na Dinamarca - defendeu tudo e ainda tenho bem presente na memória a neve a escorrer-lhe pela cara e ele a defender tudo.
Viria a ser treinador de guarda-redes no F.C.Porto e a ter um papel muito importante na consolidação de V.Baía como grande nº1.
Um abraço

Paulo Moreira disse...

dragao vila pouca, realmente o Mlynarczyk foi um senhor na baliza do FC Porto.
Também no jogo de Viena teve um papel muito importante, e ainda hoje sempre que vejo imagens do jogo, fico impressionado com toda aquela calma e tranquilidade que ele demonstrava.
Acho que tem um lugar entre os 10 melhores jogadores que ja passaram pelo FC Porto

MR. HEAVY disse...

Um senhor..

Anónimo disse...

Um dos melhores guarda-redes da história do FC PORTO.