29 de novembro de 2020

Reinaldo Teles

Reinaldo Costa Teles Pinheiro nasceu no dia 14 de Fevereiro de 1950 em Paços de Ferreira.
Aos 12 anos de idade, inscreveu-se no Futebol Clube do Porto como praticante de boxe, tendo sido Campeão Regional em 1971 e Campeão Nacional em 1973/74 na categoria Pesos Médios. Depois de uma carreira que durou 17 anos, Reinaldo Teles pendurou as luvas em 1979. Continuou ligado ao boxe e aos Dragões quando aceitou o convite de Pinto da Costa para assumir funções de seccionista.
Em 1982, Jorge Nuno Pinto da Costa foi eleito presidente do F.C. Porto e Reinaldo Teles passou a Director-Adjunto do Departamento de Futebol, vivendo bem de perto as primeiras conquistas internacionais dos azuis e brancos.
No ano de 1988, após a morte de Luís Teles Roxo, Reinaldo Teles passou a Chefe do Departamento de Futebol e tornou-se no braço direito de Pinto da Costa.
Em 1990, foi eleito um dos vice-presidentes da Direção presidida por Pinto da Costa, sendo ainda membro do Conselho Superior.
Quando foi criada a SAD, em 1997, Reinaldo Teles passou a integrar o Conselho de Administração da sociedade que gere o futebol profissional, da qual ainda fazia parte no presente mandato de 2020/2024, embora agora como administrador não-executivo. Depois de 30 anos como dirigente do clube, deixou de integrar os órgãos sociais liderados por Pinto da Costa em 2016.
Em 1989, Reinaldo Teles foi condecorado com o Dragão de Ouro, como dirigente do ano. No dia 24 de Outubro de 1994 Passou a Sócio Honorário dos Dragões. Em 1998, foi distinguido com o Dragão de Honra.
Reinaldo Teles que sempre foi uma pessoa de trato fácil, era como uma ponte entre a Direção portista e as claques, Super Dragões e Colectivo 95, sendo carinhosamente tratado por “Tio Reinaldo”.
Para além do futebol e da sua actividade no F.C. Porto, Reinaldo Teles era comerciante e empresário.
Em 2008, apanhou um valente susto, quando foi vítima de um enfarte do miocárdio que o atirou para uma cama do Hospital de São João. Recuperou e voltou à sua actividade dentro dos Dragões.
Reinaldo Teles faleceu no dia 25 de Novembro de 2020.

1 comentário:

Unknown disse...

o Tio Como Éra tratado com Carinho pelos Jogadores, REINALDO TELES,Foi o Dirigente dos Três Grandes com mais FAIR PLAY muito respeitado pelos Adversários. Foi uma grande Pérda para o Seu Grande AMOR,que sempre Foi o Futebol Clube do PORTO.