11 de abril de 2021

Taça 9 de Abril

Em 1928, o Futebol Clube do Porto foi convidado a participar num jogo de futebol de beneficência, integrado nas cerimónias da Batalha de La Lys (I Guerra Mundial). O jogo realizou-se na cidade do Porto, no dia 12 de Abril, com os azuis e brancos a apresentarem a equipa principal em campo e a vencer uma Selecção Militar por 4-0. Pela vitória na partida, o F.C. Porto recebeu a Taça 9 de Abril, mas o dinheiro realizado pela organização do jogo destinou-se à Casa dos Filhos dos Soldados, fundada em 1971 no Porto.
A Taça 9 de Abril transporta memórias da equipa de futebol do F.C. Porto de 1927/28, a primeira do clube a trabalhar às ordens de um treinador português. Esse destaque na história pertence a Alexandre Cal, que também foi futebolista e praticante de ténis, boxe e atletismo no F.C. Porto, além de ter ocupado funções de dirigente no clube.
A equipa de 1927/28 incluía grandes nomes da história azul e branca, com destaque para Cesário Bonito, que foi presidente dos Dragões, e Simplício, que desenhou o emblema do F.C. Porto como hoje o conhecemos em 1922. O plantel foi o seguinte: Acácio Mesquita, Adelino Freire, Álvaro Pereira, Álvaro Sequeira, Euclides Anaura, Noise, Simplício, Avelino Martins, Cesário Bonito, Coelho da Costa, Flávio Laranjeira, Jerónimo Faria, Júlio Cardoso, Mihaly Siska, Norman Hall, Pedro Themudo e Waldemar Mota.

Sem comentários: