1 de maio de 2022

Galhardete F.C. Porto

No ano de 1956, o Futebol Clube do Porto foi presenteado com um galhardete para celebrar a primeira “dobradinha” do emblema azul e branco, a conquista dos títulos de Campeão Nacional e da Taça de Portugal.
O galhardete foi bordado à mão pela mãe de Henrique Cardoso Pereira, um adepto portista que, na época, residia no Rio de Janeiro, e que apesar da distância que o separava de Portugal, não quis deixar de homenagear todos aqueles que contribuíram para as conquistas que os Dragões venceram.
O galhardete tem uma inscrição frontal, que identifica o seu autor. Já na parte de trás, está mencionada a data da conquista do Campeonato Nacional, que foi no dia 29 de Abril, assim como o dia da vitória na Taça de Portugal, no dia 27 de Maio, ambas com o brasileiro Dorival Kniper “Yustrich”, a comandar a equipa.
Nessa temporada e nessas duas conquistas, os jogadores que F.C. Porto utilizou incluiu Pinho, Acúrsio, Valle, Sá Pereira, Romeu, Gonçalves, Correia, Sarmento, Eleutério, Carlos Duarte, José Maria, Perdigão, Teixeira, Pedroto, Hernâni, Jaburu, Osvaldo, Monteiro da Costa, Miguel Arcanjo, Gastão e Virgílio.

Sem comentários: