30 de maio de 2021

José Castro

José Castro Ferreira foi um futebolista que representou o Futebol Clube do Porto no final da década de trinta e início da década de quarenta.
O primeiro jogo que efectuou com a camisola dos Dragões teve lugar no Campo da Constituição, onde os portistas receberam e venceram o Boavista F.C. Por 4-0, numa partida que contou para a 1ª jornada do Campeonato do Porto da temporada de 1937/38 e que aconteceu no dia 28 de Novembro de 1937.
José Castro sagrou-se Campeão Regional do Porto logo na sua primeira temporada, com os portistas a vencerem todos os dez jogos da competição.
Na época seguinte, José Castro repete a conquista do Campeonato do Porto e sagra-se ainda Campeão Nacional.
Foi também nessa temporada que marcou o seu primeiro golo com a camisola azul e branca. Na 9ª jornada do Campeonato Nacional, os portistas receberam no Campo da Constituição a Académica de Coimbra, com os estudantes a serem derrotados por 3-1. José Castro apontou o terceiro golo do F.C. Porto aos 71 minutos de jogo.
Em 1939/40 José Castro tornou-se Bi-Campeão Nacional. O F.C. Porto venceu 17 dos 18 jogos que completaram o calendário do campeonato, tendo marcado 76 golos, com 2 de autoria de José Castro.
Castro esteve ao serviço do F.C. Porto durante três épocas. Disputou 13 jogos oficiais, marcou 3 golos e conquistou 4 Títulos.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
2 Campeonatos do Porto

Sem comentários: