22 de novembro de 2020

Fabiano

Fabiano Ribeiro de Freitas nasceu no dia 29 de Fevereiro de 1988 em Mundo Novo, um município do estado da Bahia, Brasil.
Com 13 anos começa a jogar futsal, mas pouco tempo depois passou a jogar futebol no Sport Social Independente. Aos 15 anos, e quando já jogava como guarda-redes, foi para São Paulo onde passou a actuar no Rio Branco E.C.. Fez toda a sua formação no clube da cidade de Americana e desde cedo começou a ter os olheiros dos principais emblemas paulistas interessados em si.
Em 2007 é contratado pelo São Paulo F.C.. no jogo de estreia no Estádio do Maracanã, contra o Fluminense F.C., defendeu um penalti o que assegurou um empate no jogo. Nessa sua primeira temporada no tricolor paulista sagra-se Campeão do Brasil. Nos anos seguintes foi emprestado ao Toledo E.C., ao E.C. Santo André e ainda ao América F.C.
No verão de 2011 chega a Portugal para jogar no S.C. Olhanense onde é desde logo titular e desperta o interesse dos maiores clubes nacionais.
Em maio de 2012 é contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia na baliza dos Dragões foi na equipa B, no jogo da 7ª jornada do campeonato da II liga quando os portistas visitaram Guimarães e venceram por 1-0 o Vitória S.C., isto no dia 23 de Setembro de 2012.
Na equipa principal, Fabiano estreou-se quase um mês depois, foi a 20 de Outubro no Campo Municipal de Santa Eulália, em Vizela, onde os Dragões derrotaram a equipa da casa, o C.C.D. Santa Eulália, por 1-0 num jogo que contou para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal da temporada de 2012/13.
No final dessa época, Fabiano disputou 14 jogos oficiais, divididos entre a equipa principal e a equipa B. Conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira e sagrou-se Campeão Nacional.
Na temporada seguinte venceu de novo a Supertaça Cândido de Oliveira e apesar de ter disputado 7 jogos na equipa B, foi mais utilizado na equipa principal ao efectuar 22 jogos oficiais.
Em 2014/15 teve a estreia na Liga dos Campeões e agarrou a titularidade da baliza portista.
Nas duas épocas de 2015/16 e 2016/17 esteve emprestado ao Fenerbahçe S.K.
Regressou ao F.C. Porto em 2017/18 para voltar a ser Campeão Nacional.
Na temporada seguinte apenas disputou os jogos relativos à Taça de Portugal e ainda defendeu por três vezes a baliza da equipa B portista. No final dessa temporada terminou a sua ligação aos Dragões.
Fabiano esteve cinco épocas ao serviço do F.C. Porto. Disputou 74 jogos oficiais pela equipa principal e 16 pela equipa B, Conquistou 4 títulos (2 Campeonatos Nacionais e 2 Supertaças Cândido de Oliveira).
Em 2019/20 rumou ao Chipre para ingressar no A.C. Omonia de Nicósia, onde venceu 1 Campeonato do Chipre e 1 Supertaça do Chipre.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato do Brasil
1 Campeonato do Chipre
2 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Supertaça do Chipre

Sem comentários: