27 de maio de 2019

Troféu Pinga

O Troféu Pinga era um galardão que premiava os atletas do Futebol Clube do Porto que mais se destacavam nas mais diversas modalidades do clube.
Criado pela Comissão Pró-Sede, uma organização que pretendia reunir fundos para a aquisição de uma sede social do clube azul e branco, o troféu foi instituído em 1963 e passou a ser atribuído no ano seguinte.
O nome do troféu foi uma forma de homenagear Artur de Sousa “Pinga”, que faleceu no ano de 1963 e que foi um dos melhores futebolistas dos Dragões.
Entre 1964 e 1971 foram 66 os troféus entregues a desportistas das seguintes modalidades: Andebol, Atletismo, Basquetebol, Bilhar, Ciclismo, Futebol, Ginástica, Hóquei em Campo, Hóquei em Patins, Natação, Pesca Desportiva, Ténis de Mesa, Voleibol e Xadrez.
O troféu em bronze representa um atleta de pé a erguer uma tocha olímpica e foi concebida por Henrique Moreira, o mesmo autor da estátua “A Menina Nua”, que todos podem ver na Avenida dos Aliados.
No dia 7 de Dezembro de 1964, no Palácio de Cristal (Pavilhão Rosa Mota), foi realizada a primeira cerimónia de entrega do Troféu Pinga.

Sem comentários: