26 de setembro de 2021

Souza

Josef de Souza Dias, nasceu no dia 11 de Fevereiro de 1989 em São Gonçalo, um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro.
Começou a jogar futebol, ainda criança, nas escolas do C.R. Vasco da Gama e depois de ter passado por todos os escalões de formação do clube carioca, integrou o plantel principal em 2008. Quando começava a ganhar o seu espaço na equipa, sofreu uma grave lesão no pé direito que o afastou dos relvados durante largos meses. Em 2009 e já completamente recuperado, voltou a ocupar o seu lugar no meio-campo do “Gigante da Colina” e rapidamente passou a ser um dos principais jogadores da equipa, e foi fundamental para a conquista do Campeonato Brasileiro Série B nesse ano de 2009. No ano seguinte, confirmou todo o seu potencial ao continuar as boas exibições que começaram a despertar o interesse de vários clubes europeus.
No verão de 2010, foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A primeira vez que vestiu a camisola dos Dragões aconteceu no dia 14 de Agosto de 2010, no Estádio Municipal José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, onde os portistas visitaram e venceram a Associação Naval 1º de Maio por 1-0, numa partida que valeu para a jornada inaugural do Campeonato Nacional de 2010/11. Souza começou o jogo como suplente, mas aos 85 minutos substituiu João Moutinho.
Cinco dias após a estreia, Souza marcou o seu único golo de Dragão ao peito quando o F.C. Porto foi à Bélgica vencer o K.R.C. Genk por 3-0, num jogo que contou para a 1ª mão do Playoff da Liga Europa. Souza voltou a ser suplente, substituiu Varela aos 60 minutos e a oito minutos do fim, apontou o segundo golo do jogo.
Nessa temporada, Souza disputou 24 jogos oficiais, sendo titular por 9 vezes, e no final da época não faltaram motivos para festejar, pois sagrou-se Campeão Nacional, conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, a Taça de Portugal e a Liga Europa.
Souza começou a temporada seguinte tal como tinha terminado a anterior, a vencer. Pela segunda vez conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira. Depois de ter disputado 15 jogos, em Janeiro de 2012, foi emprestado ao Grémio de Porto Alegre, que o contratou no final dessa época. Apesar de estar no Brasil, Souza, voltou a sagrar-se Campeão Nacional, valendo os 8 jogos que disputou pelo F.C. Porto no Campeonato Nacional entre Agosto de 2011 e Janeiro de 2012.
Enquanto esteve ao serviço dos Dragões, Souza disputou 39 jogos oficiais, marcou 1 golo e conquistou 6 títulos.
Em 2013, jogou no Grémio de Porto Alegre e em 2014 rumou, por empréstimo, ao São Paulo F.C., acabando por ser adquirido pelo clube paulista em 2015. No verão desse ano, transferiu-se para os turcos do Fenerbahçe F.K. onde jogou durante três temporadas. Apesar de ter iniciado a época de 2018/19 no emblema de Istambul, tendo disputado 2 jogos e marcado 1 golo, Souza rumou à Arábia Saudita para vestir a camisola do Al-Ahli S.C. durante duas temporadas. Na época de 2020/21, voltou à Turquia para jogar no Besiktas J.K. e logo nessa temporada venceu o campeonato turco, a Taça da Turquia e a Supertaça turca.
Souza é Internacional pelo Brasil e já vestiu por 3 vezes a camisola da Seleção brasileira.

Palmarés
1 Liga Europa
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato da Turquia
1 Campeonato do Brasil Série B
2 Taças de Portugal
1 Taça da Turquia
2 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Supertaça da Turquia

Sem comentários: