2 de dezembro de 2019

José Lóio (Romão)

José Lóio, conhecido por Romão, foi um guarda-redes que nasceu em Chaves.
Começou por jogar futebol no C.A. Flaviense, depois mudou-se para o A.D. Sanjoanense onde jogou durante três temporadas.
No início da época de 1935/36 ingressou no Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 8 de Dezembro de 1935 no Estádio do Bessa, onde os portistas visitaram e venceram o S.C. Salgueiros por 7-1 (um resultado nada digno para o clube de Paranhos no dia do seu aniversário). O jogo contou para a 9ª jornada do Campeonato do Porto, prova que os azuis e brancos conquistaram e assim Romão sagrou-se Campeão do Porto.
Na temporada seguinte Romão repete a conquista do Campeonato do Porto e ajuda a vencer o Campeonato de Portugal, com os portistas a derrotar o Sporting C.P. por 3-2 na final disputada em Coimbra no Campo do Arnado.
Romão, como ficou conhecido por a sua mãe espanhola se chamar Ramona, esteve ao serviço do F.C. Porto durante duas épocas. Disputou 30 jogos oficiais e conquistou 3 títulos.
Em 1937/38 rumou ao Académico F.C., onde esteve dois anos. Em 1939/40 ingressou no G.D. Joane e mais tarde passou pelo F.C. Tirsense.

Palmarés
1 Campeonato de Portugal
2 Campeonatos do Porto

Sem comentários: