6 de junho de 2021

Danilo Pereira

 
Danilo Luís Hélio Pereira nasceu no dia 9 de Setembro de 1991 em Bissau, Guiné Bissau.
Foi no Arsenal 72, um pequeno clube de Mem Martins, que Danilo começou a jogar futebol com pouco mais de 10 anos de idade. Passou depois pelos juniores do G.D. Estoril Praia e ainda pelo S.L. Benfica. Em 2010 viajou para Itália onde foi representar o Parma F.C., alinhando na equipa de sub-19. Em Janeiro de 2011, foi emprestado aos gregos do F.C. Aris Salónica, tendo disputado 5 jogos no campeonato grego. Na temporada de 2011/12, regressou ao Parma F.C. e estreou-se na Serie-A em Dezembro, tendo sido utilizado em mais quatro partidas. Na época seguinte voltou a ser emprestado e rumou aos holandeses do Roda, onde foi um dos jogadores mais utilizados do plantel.
No início da temporada de 2013/14 regressou a Portugal para representar o C.S. Marítimo. No clube madeirense, Danilo esteve duas épocas, realizando boas exibições e tornando-se um dos jogadores mais uteis do plantel maritimista, começando a despertar a cobiça e o interesse dos maiores clubes nacionais.
No verão de 2015, foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 15 de Agosto de 2015 no Estádio do Dragão, onde os portistas receberam e venceram o V. Guimarães por 3-0, numa partida que valeu para a 1ª jornada do Campeonato Nacional de 2015/16.
Apesar de jogar como médio defensivo, Danilo não se coibia de tentar alvejar a baliza adversária, conseguindo ter sucesso por várias vezes. A primeira vez que isso aconteceu foi no jogo da 9ª jornada do campeonato nacional da época de 2015/16, quando o F.C. Porto visitou o C.F. União da Madeira e venceu por 4-0, com Danilo a apontar o ultimo golo da partida já nos minutos finais.
Para além dessa temporada de 2015/16, Danilo jogou de Dragão ao peito por mais quatro anos, sendo sempre um dos jogadores mais utilizados pelos treinadores que passaram nesse período pelos Dragões, que não abdicavam do seu sentido táctico, agressividade defensiva e do seu excelente jogo de cabeça que valeram muitos golos e algumas vitórias.
Ao serviço do F.C. Porto, Danilo disputou 202 jogos oficiais, marcou 19 golos e conquistou 4 títulos (2 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça Cândido de Oliveira).
Em Outubro de 2020, já depois de ter iniciado a temporada de 2020/21 e de Danilo ter disputado 3 partidas com a camisola do F.C. Porto, rumou a França para jogar no Paris S.G., tendo conquistado a Taça de França e a Supertaça de França. Em 2021/22 sagrou-se Campeão de França.
Danilo é internacional por Portugal. Esteve presente no Campeonato da Europa de 2016 e na Taça das Nações de 2019, competições que venceu. Marcou também presença na Taça das Confederações em 2017.

Palmarés
1 Campeonato da Europa (Selecções)
1 Taça das Nações (Selecções)
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato de França
1 Taça de Portugal
1 Taça de França
1 Supertaça Cândido de Oliveira
1 Supertaça de França

Sem comentários: