26 de junho de 2022

Fábio Vieira

Fábio Daniel Ferreira Vieira nasceu no dia 30 de Maio de 2000 em Argoncilhe, uma freguesia de Santa Maria da Feira.
Filho de um operário da construção civil e de uma empregada doméstica, Fábio Vieira começou a jogar futebol com cinco anos de idade no clube da sua terra natal, o A.D. Argoncilhe. Com sete anos, participou num torneio no Algarve, inserido na equipa do C.D. Feirense, tendo despertado o interesse de alguns clubes nacionais que chegaram a falar com o seu pai para contratar o jovem futebolista, mas depois chegou uma oferta do seu clube do coração e Fábio Vieira, em 2008, ingressou no Futebol Clube do Porto.
Entre 2008 e 2020, Fábio Vieira passou por todos os escalões de formação dos Dragões, com excepção da temporada de 2015/16 em que esteve cedido ao Padroense F.C.. Nesse período, foi um dos jovens Dragões que conquistou a UEFA Youth League em 2018/19.
No dia 10 de Junho de 2020, Fábio Vieira estreou-se com a camisola da equipa principal do F.C. Porto no Estádio do Dragão, na recepção ao C.S. Marítimo, no jogo da 26ª jornada do Campeonato Nacional que os portistas venceram por 1-0. Fábio Vieira começou como suplente, mas aos 72 minutos substituiu Moussa Marega.
O primeiro golo que marcou de Dragão ao peito, aconteceu na cobrança perfeita de um livre directo e que na altura deu o 4º golo da vitória do F.C. Porto sobre o Belenenses SAD por 5-0, na partida da 30ª jornada do Campeonato Nacional.
No final dessa temporada de 2019/20, Fábio Vieira sagrou-se Campeão Nacional.
Depois de ter sido utilizado em 29 jogos oficiais pelo treinador Sérgio Conceição, na época de 2020/21, Fábio Vieira elevou as suas qualidades de futebolista na temporada seguinte e nos 39 jogos que realizou, marcou sete golos e fez 16 assistências para golo. No final dessa época, sagrou-se pela segunda vez, Campeão Nacional e conquistou a Taça de Portugal.
As excelentes exibições que sempre realizou com a camisola do F.C. Porto não passaram despercebidas aos grandes clubes europeus e em Junho de 2022, os ingleses do Arsenal F.C., contrataram o jovem Dragão. Ao serviço do clube londrino conquistou uma Supertaça de Inglaterra em Agosto de 2023.
Ao serviço do F.C. Porto, Fábio Silva realizou 76 jogos oficiais, marcou 10 golos e conquistou 3 títulos.

Palmarés
1 UEFA Youth League
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
1 Supertaça de Inglaterra

Sem comentários: