24 de setembro de 2018

Américo de Sá

Américo de Sá nasceu no dia 4 de Outubro de 1931 na Póvoa de Varzim.
Foi o 30º Presidente do Futebol Clube do Porto, sucedeu a Afonso Pinto de Magalhães em 1972 e manteve-se no comando dos azuis e brancos até ao ano de 1982.
Sócio do F.C. Porto desde 1955, chegou a desempenhar outros cargos em anteriores direcções. Chegou também ao mundo da política onde foi deputado pelo CDS e vice-presidente na Assembleia da Republica. Ocupou ainda cargos na Câmara Municipal do Porto, como os pelouros do Desporto e do Trânsito.
Durante o seu mandato presidencial nos Dragões, que foi um dos mais longos, foi o responsável por várias obras, como a construção da Arquibancada do Estádio das Antas e do Pavilhão Gimnodesportivo.
No plano desportivo, viu os Dragões a conquistar a Taça de Portugal da temporada de 1976/77 depois de vencer o S.C. Braga por 1-0 no Estádio das Antas. Em 1977/78 o F.C. Porto sagrou-se Campeão Nacional, título que voltou a vencer na temporada seguinte. Em 1981 os portistas ganharam a sua primeira Supertaça Cândido de Oliveira.
Em Outubro de 1979 e ao vencer em Itália o A.C. Milan por 1-0, golo de Duda, o F.C. Porto obteve a sua primeira vitória como equipa visitante na Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Todas essas conquistas já contaram com a chefia do Departamento de Futebol de Jorge Nuno Pinto da Costa que voltou a trazer para as Antas o treinador José Maria Pedroto e ambos passaram a bater o pé e a contestar o até então domínio do futebol nacional pelos clubes de Lisboa, uma tomada de posição que não era do agrado do Dr. Américo de Sá que resolveu afastar do clube tanto a equipa técnica como Pinto da Costa, mas não contava era que a grande maioria dos jogadores do clube optassem por se manter ao lado do treinador José Maria Pedroto e também de Pinto da Costa. Um caso que o obrigou a deixar a presidência do F.C. Porto.
Dr. Américo de Sá foi eleito Presidente Honorário do F.C. Porto e ainda distinguido com o Dragão de Ouro.
Foi um dos Presidentes portistas com o mandato mais longo (10 anos), e um dos mais vitoriosos com quatro Títulos Nacionais conquistados.
Faleceu no dia 22 de Setembro de 1989.

Sem comentários: