28 de novembro de 2021

Marega

Moussa Marega nasceu no dia 14 de Abril de 1991 em Les Ulis, França.
Foi no Évry F.C. que Marega, de origem francesa mas naturalizado malinês, deu início à sua carreira de futebolista profissional na época de 2011/12. Na temporada seguinte mudou de ares e ingressou no Le Poiré-sur-Vie. Em 2013/14, transferiu-se para o Amiens Sporting C.F.. Na última metade do ano de 2014, foi contratado pelos tunisianos do Espérance Sportive de Tunis. Em Janeiro de 2015, chegou a Portugal para representar o C.S. Marítimo. No clube madeirense, Marega confirmou todas as suas potencialidades e tornou-se num dos jogadores mais importantes dos maritimistas, tendo disputado 34 jogos e marcado 15 golos no espaço de um ano. Sendo um avançado rápido e possante, Marega depressa despertou o interesse de vários clubes de maior nomeada.
Em Janeiro de 2016, foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 3 de Fevereiro de 2016 no Estádio Cidade de Barcelos, onde os portistas venceram o Gil Vicente F.C. por 3-0, numa partida que valeu para a 1ª mão da meia-final da Taça de Portugal de 2015/16.
O primeiro golo que marcou de Dragão ao peito foi precisamente no jogo da 2º mão da meia-final da Taça de Portugal, quando o F.C. Porto recebeu e venceu o Gil Vicente F.C. por 2-0, no Estádio do Dragão. Aos 80 minutos, o maliano apontou o segundo e último golo da partida.
Em 2016/17, Marega foi emprestado ao V. Guimarães. Nessa temporada apontou 14 golos em 31 jogos.
Na época seguinte, regressou ao F.C. Porto e manteve o nível que tinha demonstrado em Guimarães. Nas 41 partidas oficiais que disputou nessa temporada, marcou 23 golos e foi um dos jogadores mais importantes para a conquista do título de Campeão Nacional.
Em 2018/19, a época começou com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira após a vitória sobre o C.D. Aves por 3-1. Ainda nessa temporada, Marega marcou 6 golos em 6 jogos consecutivos na Liga dos Campeões e tornou-se no primeiro jogador do F.C. Porto a conseguir esse feito.
Na época de 2019/20, Marega contribuiu com golos importantes que ajudaram o F.C. Porto a ganhar o título de Campeão Nacional e ainda a Taça de Portugal.
Em 2020/21, Marega venceu pela segunda vez a Supertaça Cândido de Oliveira ao derrotar o S.L. Benfica por 2-0, no Estádio Municipal de Aveiro. No final dessa temporada, decidiu deixar os Dragões.
Marega esteve quatro épocas e meia ao serviço do F.C. Porto. Disputou 191 jogos oficiais, marcou 72 golos e conquistou cinco títulos.
Em 2021/22, rumou à Arábia Saudita para vestir a camisola do Al Hilal Saudi F.C., tendo conquistado a Liga dos Campeões Asiática e a Supertaça da Arábia Saudita nessa temporada.
Marega vestiu a camisola da Seleção do Mali por diversas vezes, tendo marcado presença no Campeonato das Nações Africanas em 2017 e em 2019.

Palmarés
1 Liga dos Campeões Ásia
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Supertaça da Arábia Saudita

Sem comentários: