10 de agosto de 2020

José Moreira

José Moreira foi um antigo dirigente do Futebol Clube do Porto.
Foi um dos principais defensores para a construção de um ginásio, onde os sócios do F.C. Porto pudessem deixar os seus filhos para praticarem ginástica. Essa luta foi ganha e como prémio ficou como director do novo ginásio e também Chefe do Departamento de Ginástica do clube azul e branco.
Em 1937 foi José Moreira que teve a honra de entregar as medalhas de ouro aos Campeões Nacionais de Futebol, e o troféu “Bronze-Andebol” aos Campeões dessa modalidade.
José Moreira fez também parte da comissão Pró-Troféu F.C. Porto – Arsenal, um dos mais belos troféus que fazem parte do museu dos Dragões.
José Moreira foi ainda o organizador da “Esquadra Azul”. Uma grande caravana de adeptos portistas que de carro, camioneta, comboio e até de bicicleta, invadiu a cidade de Coimbra onde o F.C. Porto venceu a Final do Campeonato de Portugal de 1932 contra o C.F. Belenenses.
José Moreira teve também um papel importante na imprensa, na qual colaborou como fotógrafo, tendo sido premiado com uma medalha de ouro pelo seu excelente trabalho, numa altura em que a imprensa ainda estava no seu início.

Sem comentários: