24 de agosto de 2020

Marco Ferreira

Marco Júlio Castanheira Afonso Alves Ferreira nasceu no dia 12 de Março de 1978 em Vimioso.
Filho de um gerente bancário e de uma chefe de secretária da escola de Vimioso, Marco Ferreira é o mais novo de três irmãos. Com 10 anos de idade começou a jogar futebol no G.D. Parada, depois jogou no G.D. Bragança e ainda juvenil passou a jogar no A.F.C. Vimioso, clube onde passou a sénior na época de 1995/96. Na temporada seguinte é contratado pelo F.C. Tirsense. Na temporada seguinte ruma a Espanha para jogar no Club Atlético de Madrid onde encontra Paulo Futre. Nesse mesmo ano de 1998 aparece o Yokohama F-Marinos que o leva para o Japão onde Marco Ferreira esteve apenas três meses. No verão de 1998 regressa a Portugal para ingressar no F.C. Paços de Ferreira. Na época seguinte é transferido para o V. Setúbal e foi nos Sadinos que jogou na 1ª Divisão pela primeira vez e onde começou a mostrar todo o seu talento e a despertar o interesse dos principais clubes nacionais. No Vitória F.C. jogou durante três temporadas e meia.
Em Janeiro de 2003 é contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 15 de Janeiro de 2003 no Estádio das Antas onde os portistas receberam e venceram o Gil Vicente F.C. por 2-1, num jogo a contar para a 5ª eliminatória da Taça de Portugal da temporada de 2002/03.
Foi também nesse edição da Taça de Portugal que Marcou Ferreira marcou o primeiro golo com a camisola azul e branca, num jogo em que até fez um hat-trick. Aconteceu na partida dos Quartos-de-final quando o F.C. Porto recebeu no Estádio das Antas o Varzim S.C. e venceu por 7-0, Marco Ferreira abriu o marcador aos 19 minutos e ainda marcou o terceiro golo aos 30 minutos e o quinto aos 77 minutos, uma partida que se disputou no dia 8 de Março de 2003.
Marco Ferreira esteve duas temporadas ao serviço do F.C. Porto e nesses dois anos ganhou tudo o que tinha para ganhar: 1 Liga dos Campeões, 1 Taça UEFA, 2 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça Cândido de Oliveira. Foram 6 títulos, 36 jogos disputados e 7 golos marcados.
Em 2004/05 foi emprestado ao V. Guimarães, na época seguinte e também por empréstimo representou o F.C. Penafiel. Em 2006/07 transferiu-se para o S.L. Benfica onde esteve duas temporadas tendo disputado apenas 8 jogos oficiais. Seguiu-se uma breve passagem de quatro meses por Inglaterra onde jogou no Leicester City F.C. Em Janeiro de 2008 estava de regresso a Portugal para representar o C.F. Belenenses. Em 2008/09 viajou para a Grécia para passar a jogar no Ethnikos Piraeus, clube onde permaneceu durante três temporadas. Em 2011 ainda rumou à Arabia Saudita mas o acordo com o Al-Raed Saudi F.C. não se concretizou e decidiu terminar a carreira de futebolista.
Marco Ferreira foi internacional por Portugal, tendo disputado três partidas oficiais.


Palmarés
1 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira

Sem comentários: