31 de janeiro de 2021

Aboubakar

Vincent Paté Aboubakar nasceu no dia 22 de Janeiro de 1992 em Yaoundé, Camarões.
Nos primeiros anos do novo milénio, Aboubakar iniciou a sua carreira de futebolista nas escolas de futebol Brasseries du Cameroun. Com 15 anos passou a jogar no Coton Sport F.C. onde fez a restante formação futebolística, tendo ascendido à categoria de sénior em 2010, bem a tempo de conquistar a Liga dos Camarões. No verão desse mesmo ano viajou para a Europa e aterrou em França, para jogar no Valenciennes F.C. onde permaneceu três temporadas.
Em 2013/14, transferiu-se para o F.C. Lorient e foi no clube da região da Bretanha que colocou em campo todo o seu valor e passou a despertar a cobiça dos clubes mais importantes da Europa.
Em Agosto de 2014 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no Estádio D. Afonso Henriques, no dia 14 de Setembro de 2014, onde portistas e vimaranenses empataram 1-1. Aboubakar saiu do banco de suplentes e substituiu Héctor Herrera já nos minutos finais da partida.
Apenas três dias depois, Aboubakar marcou o primeiro golo com a camisola azul e branca, quando o F.C. Porto recebeu e venceu por 6-0 o BATE Borisov, numa partida da 1ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões de 2014/15. Aboubakar apontou o último golo do encontro aos 76 minutos, depois de ter entrada a substituir Jackson Martínez aos 64 minutos de jogo.
Depois de duas épocas a jogar de Dragão ao peito, Aboubakar foi emprestado aos turcos do Besiktas J.K. na temporada de 2016/17, ajudando o emblema de Istambul a conquistar o titulo de campeão da Turquia dessa época.
Em 2017/18, regressou ao F.C. Porto. Ao longo da temporada, o avançado camaronês tornou-se num dos jogadores mais importantes da equipa orientada por Sérgio Conceição. Aboubakar realizou a sua melhor época da carreira, tendo marcado 26 golos em 43 jogos. No final da temporada, sagrou-se Campeão Nacional.
A época de 2018/19 começou com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira e uma semana depois, no jogo inaugural do campeonato, Aboubakar bisou na vitória do F.C. Porto por 5-0 perante o G.D. Chaves. Mas em Setembro, num jogo contra o C.D. Tondela, Aboubakar lesionou-se com gravidade. Uma rotura total do ligamento cruzado anterior e ligamento lateral interno do joelho esquerdo fez com que perde-se praticamente toda a restante temporada, voltando aos relvados em Maio de 2019.
Em 2019/20, Aboubakar voltou a ser assolado por lesões, disputando apenas 9 jogos durante toda a temporada. Ainda assim deixou a sua marca e apontou os dois golos da vitória do F.C. Porto no terreno do B.S.C. Young Boys, no jogo da 5ª jornada do Grupo G da Liga Europa. No final da época, Aboubakar voltou a sagrar-se Campeão Nacional e conquistou a Taça de Portugal.
No início da temporada de 2020/21, foi contratado pelo Besiktas J.K. regressando assim a um ambiente que bem conhece. Nessa temporada voltou a sagrar-se campeão da Turquia e conquistou ainda a Taça da Turquia. Em Junho de 2021 foi contratado pelos sauditas do Al Nassr F.C.
Vincent Aboubakar é internacional pelos Camarões. Esteve presente nos Campeonatos do Mundo em 2010 e 2014, na Taça das Confederações em 2017 e na Taça das Nações Africanas em 2015 e 2017, ano em que conquistou a competição.

Palmarés
1 Taça das Nações Africanas
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato dos Camarões
2 Campeonato da Turquia
1 Taça de Portugal
1 Taça da Turquia
1 Supertaça Cândido de Oliveira

Sem comentários: