9 de maio de 2021

António Carlos

António Carlos Santos nasceu no dia 8 de Junho de 1964 no Rio de Janeiro, Brasil.
Foi no Fluminense F.C. que começou a jogar futebol e depois de passar por todos os escalões de formação do clube carioca, ascendeu à categoria de sénior em 1982. António Carlos esteve três anos no tricolor das laranjeiras, onde jogou ao lado do defesa esquerdo Branco, tendo conquistado o Campeonato Carioca em 1983 e 1984, ano em que também ganhou o Campeonato Brasileiro. Em 1985, ingressou no Botafogo F.R. onde se manteve durante três anos. Em 1987 rumou ao México para jogar no C.F. América, tendo vestido a camisola dos “Los Azulcremas” durante cinco temporadas, em que conquistou o título de Campeão Mexicano em 1987/88 e 1988/89, e a Supertaça do México em 1988 e em 1989. Com um excelente pé esquerdo e uma admirável visão de jogo, António Carlos passou a ter sobre si os olhares atentos dos clubes europeus.
No início da época de 1992/93, foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
O seu primeiro jogo de Dragão ao peito aconteceu no Estádio das Antas, no dia 6 de Setembro de 1992, onde os portistas defrontaram e venceram o F.C. Paços de Ferreira por 2-0, numa partida a contar para a 3ª jornada do Campeonato Nacional.
Apenas três dias após a sua estreia, António Carlos conquistou o seu primeiro troféu de Dragão ao peito, com a vitória do F.C. Porto na Supertaça Cândido de Oliveira, depois de vencer o S.L. Benfica por 4-3 no desempate por penaltis, com António Carlos a ser decisivo ao marcar a terceira grande penalidade.
O primeiro golo que marcou com a camisola do F.C. Porto foi no jogo da 7ª jornada, na vitória dos Dragões sobre o S.C. Braga por 2-0. António Carlos substituiu Rui Filipe aos 45 minutos e apontou o segundo golo aos 78 minutos de jogo.
António Carlos voltou a marcar contra o S.C. Farense no jogo da 9ª jornada do Campeonato Nacional, no Estádio Das Antas O esquerdino abriu o marcador aos 13 minutos e depois Kostadinov e Semedo marcaram os outros golos do jogo.
Apesar de ter disputado apenas 14 jogos oficiais com a camisola do F.C. Porto e de ter marcado só dois golos, António Carlos espalhou classe nos relvados nacionais, mas não só. Na partida da 1ª mão da 2ª eliminatória da Liga dos Campeões, os Dragões foram à Suíça defrontar o F.C. Sion. Os helvéticos colocaram-se em vantagem por 2-0 aos 60 minutos. António Carlos entrou aos 69 minutos, a substituir Domingos, e foi preponderante para o F.C. Porto empatar a partida a duas bolas.
António Carlos esteve ao serviço do F.C. Porto apenas durante sete meses, mas foi o bastante para vencer a Supertaça Cândido de Oliveira e ajudar a conquistar o título de Campeão Nacional.
No início do ano de 1993, António Carlos regressou ao México e ao C.F. América. Na temporada seguinte ingressou no Club Tigres U.A.N.L.. Seguiu-se o C.D. Veracruz. Em 1996, rumou ao Japão onde jogou durante uma época no Sanfrecce Hiroshima F.C.. Depois regressou ao México para vestir a camisola do Club Santos Laguna em 1997/98, do C.A. Morelia em 1998/99 e do C.F. Atlante, onde terminou a sua carreira de futebolista no ano de 2000 com 36 anos.
Depois de deixar o futebol foi comentador de um canal de televisão mexicana durante alguns anos e mais tarde tornou-se empresário no ramo petrolífero.

Palmarés
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato do Brasil
2 Campeonatos do México
2 Campeonatos Cariocas
1 Supertaça Cândido de Oliveira
2 Supertaças do México

Sem comentários: