17 de setembro de 2018

Clayton

Clayton Ferreira Cruz nasceu no dia 19 de Julho de 1975 em São João do Paraíso, Brasil.
Começou a jogar futebol no Clube Atlético Mineiro, tendo passado por todos os escalões de formação do clube de minas Gerais, até chegar à categoria de sénior em 1992. No ano seguinte integrou o plantel profissional do Atlético Mineiro, equipa onde jogou durante sete temporadas, com uma breve passagem pelo Guarani F.C. em 1997 e pelo américa F.C. em 1999, ambos os casos por empréstimo. Em 1999/2000 rumou a Portugal para jogar no C.D. Santa Clara, no clube de Ponta Delgada Clayton marcou 9 golos em 13 jogos disputados e não demorou a ter os maiores clubes nacionais interessados em si.
Em Dezembro de 1999 é contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 20 de Dezembro de 1999 no Estádio das Antas onde os portistas receberam e venceram o S.C. Farense por 5-0, numa partida a valer para a 15ª jornada do Campeonato Nacional de 1999/00.
Clayton representou o F.C. Porto durante três épocas e meia. Marcou 26 golos em 117 jogos oficiais. Conquistou 7 Títulos: 2 Supertaças Cândido de Oliveira, 3 Taças de Portugal, 1 Campeonato Nacional e 1 Taça UEFA.
Apesar de não ter sido um titular indiscutível na equipa azul e branca, Clayton teve um papel importante em vários jogos, como contra os alemães do Hertha de Berlim S.C. em que marcou o único golo da vitória dos Dragões, uma jogada em que passou em velocidade por quatro adversários e terminou com um toque colocado à saída do guardião germânico. Uma vitória que valeu a passagem aos Quartos-de-final da Liga dos Campeões de 1999/00.
Depois de deixar o F.C. Porto, no final da temporada de 2002/03, Clayton nunca mais festejou nenhum título. Passou sem brilho pelo Sporting C.P., F.C. Penafiel e V. Guimarães, ainda regressou ao Brasil para jogar no Sport club do Recife, mais tarde rumou ao Chipre onde jogou no Alki Larnaca, A.S. Omonia e A.E.L. Limassol, em 2011 retornou ao Brasil para jogar durante dois anos no Serrano S.C., onde terminou a carreira de futebolista no final de temporada de 2012.

Palmarés
1 Taça UEFA
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
3 Taças de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira

Sem comentários: