13 de junho de 2021

Alessandro

Alessandro Andrade de Oliveira nasceu no dia 27 de Maio de 1973 em Teixeira de Freitas, um município do estado da Bahia, Brasil.
Alessandro começou a jogar futebol no Novorizontino. Depois de ter passado pelos escalões de formação do pequeno clube de Belo Horizonte, passou a sénior em 1993 e no ano seguinte conquistou o título de Campeão Brasileiro da Série C. Depois de passar pelo C.R. Vasco da Gama e pelo Santos F.C., Alessandro rumou ao Japão onde jogou durante dois anos no Júbilo Iwata, tendo vencido o Campeonato do Japão em 1997 e a Taça da Liga do Japão em 1998. Ainda em 1998, regressou ao Brasil e ao Santos F.C., tendo conquistado a Taça Conmebol e tornou-se um dos jogadores mais importantes da equipa, o que lhe valeu a chamada à seleção brasileira e o interesse de vários clubes europeus.
No início da época de 1999/2000, Alessandro foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola azul e branca aconteceu no dia 15 de Agosto de 1999 no Estádio das Antas, onde os portistas receberam e venceram o S.C. Beira-Mar por 3-1, num jogo a contar para a 2ª mão da Supertaça Cândido de Oliveira. Um troféu que o F.C. Porto conquistou depois de ter vencido a partida da 1ª mão por 2-1 em Aveiro.
O primeiro golo que Alessandro marcou com a camisola do F.C. Porto, foi no jogo da 18ª jornada do Campeonato Nacional de 1999/2000 contra o Boavista F.C. no Estádio das Antas. Alessandro saltou do banco de suplentes aos 63 minutos, a substituir Chaínho, e aos 79 minutos marcou o único golo da partida.
Alessandro disputou 34 jogos oficiais e marcou 1 golo. Apesar de não ter sido um titular indiscutível (foi por 12 vezes titular e 4 vezes jogou os 90 minutos), Alessandro sempre foi uma opção útil durante os jogos, por ser um jogador veloz e com boa técnica.
Na temporada seguinte, Alessandro voltou ao Brasil onde jogou, por empréstimo, no Fluminense F.C. e no Cruzeiro E.C.
Em 2001/02, Alessandro regressou ao F.C. Porto, mas apenas esteve presente nos dois primeiros jogos oficiais da temporada, quando os portistas defrontaram os galeses do Barry Town F.C. para a 2ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. No jogo da 1ª mão os Dragões venceram por 8-0 e Alessandro foi suplente não utilizado. Na partida da 2ª mão foi titular e jogou os 90 minutos, os últimos com a camisola do F.C. Porto.
Alessandro voltou ao Brasil e ao Cruzeiro E.C.. Mais tarde teve uma curta passagem pelo Kuwait S.C., também pelo Al-Ahli da Arabia Saudita e ainda pelos turcos do Denizlispor. Pelo meio jogou no Clube Atlético Mineiro, S.C. Corinthians, Figueirense F.C..
Em 2012, regressou às origens, ao extinto Novorizontino, mas que passou a chamar-se: Grêmio Novorizontino, clube que tem as mesmas cores, o mesmo emblema, a mesma mascote e joga no mesmo estádio. Alessandro e mais cinco financiadores, pagaram quase 1 milhão de reais da inscrição do clube na Federação Paulista. Alessandro assumiu a função de dirigente, mas ainda jogou no clube durante um ano, onde terminou a sua carreira de futebolista.
Alessandro foi internacional pelo Brasil, representou por uma vez a seleção brasileira num jogo contra a Coréia do Sul, disputado no dia 28 de março de 1999.

Palmarés
1 Taça Conmebol
1 Campeonato do Japão
1 Campeonato Brasileiro Série C
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira
1 Taça da Liga do Japão

Sem comentários: