24 de julho de 2011

Estádio do Lima


O Estádio do Lima foi inaugurado no dia 16 de Março de 1924.
Propriedade do Académico Futebol Clube, serviu de casa emprestado ao Futebol Clube do Porto em diversas ocasiões principalmente na década de 1940.
Na época, o Estádio do Lima, era um dos melhores do país, com a sua bancada central coberta e bancada em cimento no topo Norte, para além de zona de “peão”. Possuía ainda pista de ciclismo, atletismo, campo de basquetebol e um pavilhão.
Foi neste estádio que no dia 6 de Maio de 1948 se escreveu uma das mais brilhantes páginas da história do Futebol Clube do Porto. Os dragões receberam e derrotaram os londrinos do Arsenal F.C. por 3-2.

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Quando o Boavista estava com o Bessa em obras, jogava no Lima e eu, em representação do simpático Ramaldense, joguei lá. Foi a primeira vez que joguei na relva.

Er aum estádio emblemático da cidade do Porto e onde de disputaram grandes jogos, um dos quais foi o célebre Porto vs Sporting, muito popularizado no filme Leão da Estrela.
Abraço

Daniel Gonçalves disse...

Grato pelo esclarecimento Vila Pouca, pois sempre tive a dúvida se o jogo Porto-Sporting celebrizado no filme "Leão da Estrela" se tinha realizado no Campo da Constituição - o actual Vitalis Park - ou no Estádio do Lima. O meu Pai não era desse tempo, mas dizia-me que sócios mais antigos lhe contaram que tinha sido no Lima. Actualmente o espaço do antigo Estádio do Lima é um descampado ou baldio que fica por detrás do pavilhão do Académico no Marquês.

Fernnando Seixas disse...

No estádio do Lima assisti a entusiasmantes corridas de bicicleta,com os melhores ciclistas de pista, como os italianos Fausto Copi e Gino Batalli, campeóes do mundo, o marroquino Driss Djalili e os portugueses Onofre Tavares, Fernando Moreira e outros. Ali havia o campo relvado de futebol e handebol de 11 e as pistas de atletismo e de ciclismo, e até um pequeno parque de campismo.