19 de março de 2023

N’Kongolo

Kalombo N’Kongolo nasceu no dia 17 de Julho de 1961 em Kinshasa, na antiga República do Zaire e actual República Democrática do Congo.
Depois de ter começado a jogar futebol ainda criança e de ter representado alguns clubes no seu país natal, N’Kongolo rumou à Bélgica, em meados da década de oitenta, para jogar no Royal Football Club Liège.
Em 1987/88, chegou a Portugal para ingressar no S.C. Espinho. Defesa central forte fisicamente e com uma grande capacidade de elevação, N’Kongolo depressa despertou o interesse dos melhores clubes nacionais.
No início da temporada de 1988/89, foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 24 de Agosto de 1988 no Estádio das Antas, onde os Dragões defrontam e empataram a zero com o Boavista F.C. na jornada inaugural do Campeonato Nacional de 1988/89, N’Kongolo começou como suplente mas foi a jogo aos 24 minutos a substituir Lima Pereira.
Logo após esse jogo, N’Kongolo assumiu a titularidade no eixo da defesa do F.C. Porto, tendo disputado 24 partidas, todas como titular, divididas por 4 competições: (17 no Campeonato Nacional, 4 na Taça dos Campeões Europeus, 2 na Supertaça Cândido de Oliveira e 1 na Taça de Portugal).
Apesar de ter realizado boas exibições, deixou os Dragões no final dessa época.
Em 1989/90 regressou ao S.C. Espinho e por lá permaneceu durante três temporadas, tendo conquistado o Campeonato Nacional da 2ª Divisão em 1991/92.
Na época seguinte ingressou no Atlético C.P.
Em Março de 1993, faleceu vítima de embolia cerebral.

Palmarés
1 Campeonato Nacional 2ª Divisão (Portugal)

Sem comentários: