24 de fevereiro de 2020

Troféu Barco Rabelo


Na temporada de 1955/56, o Futebol Clube do Porto sagra-se Campeão Nacional e vence a Taça de Portugal conquistando assim a primeira “dobradinha” da sua história.
Para imortalizar esse feito, a Associação de Futebol do Porto ofereceu um belo troféu, que é uma réplica de um barco rabelo, numa forma de homenagear a equipa que foi comandada pelo técnico brasileiro Dorival Yustrich e que contava no plantel com os guarda-redes Pinho e Acúrcio; os defesas José Valle, Ângelo Sarmento, Miguel Arcanjo, Osvaldo Cambalacho e Virgílio Mendes; os médios Correia, Gastão, Monteiro da Costa, José Maria Pedroto, Morais e António Eleutério e os avançados José Maria, Albano Sarmento, Jaburú, Fernando Perdigão, António Teixeira, Carlos Duarte e Hernâni Silva.
O formato do troféu é também uma homenagem a um símbolo da cidade do Porto. O barco rabelo, uma embarcação típica do Rio Douro e que durante séculos serviu para transportar as pipas do vinho do Porto desde o Alto Douro até às caves em Vila Nova de Gaia e no Porto onde era armazenado e mais tarde comercializado.

Sem comentários: