10 de março de 2014

Otamendi

Nicolás Hernán Gonzalo Otamendi nasceu no dia 12 de Fevereiro de 1988 em Buenos Aires na Argentina.
Deu início à sua carreira de futebolista nas escolas de formação do C.A. Vélez Sarsfield. Na temporada de 2008/09 estreou-se na equipa principal dos “El Fortín” e logo nessa época de estreia ajudou a conquistar o Torneio Clausura, título que voltou a vencer na temporada de 2010/11.
Em Agosto de 2010 transferiu-se para o Futebol Clube do Porto.
A estreia com a camisola azul e branca aconteceu no dia 25 de Setembro de 2010 no Estádio do Dragão e abriu caminho para a vitória sobre o S.C. Olhanense já que o jogador argentino inaugurou o marcador ao apontar o primeiro golo da vitória sobre os algarvios, no jogo que contou para a 6ª jornada do Campeonato Nacional de 2010/11.
Otamendi chegou e venceu, tanto o Campeonato Nacional como a Taça de Portugal e ainda a Liga Europa, conquistada em Dublin na final sobre o S.C. Braga.
Na temporada seguinte começou por vencer a Supertaça Cândido de Oliveira ao derrotar o V. Guimarães por 2-1 no estádio Municipal de Aveiro e Voltou a conquistar o Campeonato Nacional.
Em 2012/13 iniciou a época a ganhar mais uma Supertaça Cândido de Oliveira, desta vez com uma vitória de 1-0 sobre a Associação Académica de Coimbra. Voltou a vencer o Campeonato Nacional depois de na penúltima jornada os portistas terem recebido e vencido o S.L. Benfica por 2-1 com o golo da vitória a acontecer no minuto 92 por intermédio de Kelvin.
2013/14 Começou da mesma forma como as anteriores temporadas, ou seja, com a vitória do F.C. Porto na Supertaça Cândido de Oliveira.
Em Janeiro de 2014 Otamendi termina a sua ligação ao F.C. Porto para se transferir para o Valência C.F. acabando por ser emprestado ao Clube Atlético Mineiro até ao final da época de 2014/15.
Foram três épocas e meia ao serviço dos Dragões onde conquistou 9 Títulos, com destaque para a Liga Europa mas também para dois Campeonatos Nacionais que foram vencidos sem uma única derrota.
Em 2015/16 transferiu-se para o Manchester City F.C., ao serviço do clube britânico venceu dois campeonatos inglêses, duas Supertaças de Inglaterra, três Taças da Liga inglesa e uma Taça de Inglaterra. Em Setembro de 2020 regressou a Portugal para representar o S.L. Benfica, tendo ajudado o clube lisboeta a conquistar o campeonato em 2022/23.
Otamendi já representou a Seleção da Argentina por várias vezes. Esteve presente no Campeonato do Mundo de 2010, 2018 e 2022, tendo conquistado a Taça do Mundo na Arábia Saudita. Venceu também a Finalissima Intercontinental em 2021/22 e ainda ganhou a Copa America em 2021, já depois de ter estado presente na competição em 2015, 2016 e 2019.

Palmarés
1 Campeonato do Mundo (Seleções)
1 Copa América (Seleções)
1 Finalissima Intercontinental (Seleções)
1 Liga Europa
4 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
2 Campeonatos Clausura (Argentina)
2 Campeonato de Inglaterra
1 Taça de Portugal
1 Taça de Inglaterra
3 Taças da Liga (Inglaterra)
3 Supertaças Cândido de Oliveira
2 Supertaças de Inglaterra

1 comentário:

Anónimo disse...

Estrela cintilante das brilhantes carreiras do F C Porto nas épocas recentes, Otamendi figura na galeria dos Campeões do F C Porto, muito justamente. Foi um defesa raçudo, com grande poder de impulsão e que sabia quando e como se devia fazer à bola para desarmar adversários e defender o reduto portista, além de também saber ir à frente, tendo marcado golos importantes no desenrolar de diversos desafios.