26 de março de 2023

Troféu Deusa Vitória

Em Janeiro de 1988, a Associação de Futebol do Porto ofereceu ao Futebol Clube do Porto uma estatueta da Deusa Vitória, para homenagear o Campeão da Europa, Campeão do Mundo e vencedor da Supertaça da UEFA de 1987.
A beleza e carga mitológica presentes na estatueta, conjugam na perfeição com a realidade concreta do feito histórico do único clube português a reunir aqueles títulos internacionais de futebol.
A oferta da estatueta ao F.C. Porto decorreu num jantar de gala realizado no Casino da Póvoa de Varzim. Altas figuras do Estado Português e do Desporto nacional, entre outras, marcaram presença nesse momento de homenagem ao clube azul e branco, como foi o caso de Manuela Aguiar, vice-presidente da Assembleia da República, e de Aníbal Cavaco Silva, primeiro-ministro. A Associação de Futebol do Porto, esteve representada por Adriano Pinto, histórico presidente daquele organismo e responsável pela entrega do troféu a Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do F.C. Porto.
A homenagem aos vencedores da Taça dos Campeões da UEFA, Taça Intercontinental e Supertaça da UEFA de 1987, decorreu poucos dias depois do êxito da conquista do terceiro título dessa sequência. A 13 de Janeiro de 1988, os Dragões repetiram a vitória por 1-0 sobre o F.C. Ajax, no jogo da segunda mão da Supertaça Europeia, disputado no Estádio das Antas.

Sem comentários: