19 de fevereiro de 2023

Taça Inauguração Estádio F.C. Porto

O Estádio das Antas, fez parte da vida da cidade do Porto durante mais de 50 anos e foi a terceira casa do Futebol Clube do Porto.
Fabricado na fábrica de ourivesaria Virgilio Alves de Sousa & Irmãos, cujos proprietários (Virgilio, Evaristo e Silvestre Alves de Sousa), eram sócios portistas.
Os irmãos Alves de Sousa, tiveram a preocupação de criar uma peça tão única quanto a própria inauguração do estádio. Assim, o troféu é um original concebido propositadamente para evocar a importância do dia 28 de Maio de 1952 na história do F.C. Porto. Na base da taça, alegorias a várias modalidades, prestam homenagem ao carácter eclético do clube. Antes da inauguração do estádio, uma maquete da taça foi apresentada pelos irmãos Alves de Sousa à Direção do F.C. Porto, então presidida por Urgel Horta.
Estádio do Futebol Clube do Porto, era esse o nome oficial do recinto construído na zona das Antas e pela sua localização, popularizou-se como Estádio das Antas.
A cerimónia de abertura, que teve a presença de Craveiro Lopes, Presidente da República de Portugal, coincidiu com outras inaugurações, no mesmo dia, na área metropolitana do Porto: O túnel rodoviário da Ribeira (Porto), o bairro da Afurada (Vila Nova de Gaia) e a ponte sobre o rio Sousa (Gondomar).

Sem comentários: