23 de julho de 2018

Paulo Pombo

Paulo Pombo de Carvalho foi o 27º Presidente do Futebol Clube do Porto.
Sucedeu em 1957 a Cesário Bonito e manteve-se no comando dos portistas até ao ano de 1959.
Antes de ser eleito presidente dos Dragões, já tinha desempenhado várias funções em anteriores direcções. Em 1953, sob a presidência do Dr. Urgel Horta, foi Secretário-Geral e mais tarde integrou o Conselho Geral.
Foi durante o seu mandato que o F.C. Porto venceu a sua segunda Taça de Portugal ao derrotar no Estádio do Jamor o S.L. Benfica por 1-0 com o golo de autoria de Hernâni. Um jogo disputado no dia 15 de Junho de 1958.
Ainda durante o seu mandato os Dragões começaram a caminhada que os levou à conquista do 5º Campeonato Nacional.
Depois de ter deixado a presidência do clube, Paulo Pombo voltou, alguns anos mais tarde a desempenhar funções ligadas ao F.C. Porto. Nos finais da década de sessenta foi membro do Conselho Cultural e nos primeiros anos da década de setenta foi Director do jornal “O Porto”.
Paulo Pombo foi ainda Presidente da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, foi Director do jornal “O Primeiro de Janeiro”, ainda vereador da Câmara Municipal do Porto. Foi ainda um dos fundadores e membro da Orquestra Universitária de Tangos, actual Tuna Universitária do Porto e juntamente com Aureliano da Fonseca compôs em 1937 a musica “Amores de Estudante” que viria a ser um hino dos estudantes.

Sem comentários: