12 de março de 2023

Adrián López

Adrián López Álvarez nasceu no dia 8 de Janeiro de 1988 em Teverga, Espanha.
Foi num pequeno clube da sua terra natal, o Club Deportivo Covadonga, que Adrián López começou a jogar futebol quando era ainda criança. Passou depois pelo Real Oviedo C.F., onde ascendeu à categoria de sénior no ano de 2004. Depois de ter passado duas temporadas no clube das Astúrias foi contratado pelo R.C. Deportivo de La Coruña, tendo permanecido cinco anos ligado ao emblema galego. Durante esse período, teve breves passagens pelo Deportivo Alavés e pelo Málaga C.F., sempre por empréstimo.
Em 2011/12 transferiu-se para o Club Atlético de Madrid. No clube madrileno jogou durante três épocas e dividiu o balneário com quatro ex-jogadores portistas: Paulo Assunção, Diego, Cristián Rodríguez e Falcao. Nesses três anos, Adrián López conquistou uma Liga Europa, uma Supertaça Europeia, um campeonato espanhol e uma Taça de Espanha.
No início da temporada de 2014/15, Adrián López foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 23 de Agosto de 2014 no Estádio Capital do Móvel, onde os portistas visitaram e venceram, por 1-0, o F.C. Paços de Ferreira, num jogo que contou para a 2ª jornada do Campeonato Nacional de 2014/15.
O primeiro golo que marcou de Dragão ao peito foi no jogo da jornada inaugural do Grupo H da Liga dos Campeões de 2014/15, quando o F.C. Porto recebeu e venceu no Estádio do Dragão o F.K. BATE Borisov por 6-0, com o avançado espanhol a apontar o 5º golo aos 61 minutos.
Em temporada de 2015/16, foi cedido ao Villarreal C.F.
Na época seguinte, regressou aos Dragões mas voltou a ser emprestado ao Villarreal C.F. em Janeiro de 2016.
Em 2017/18, regressou ao R.C. Deportivo de La Coruña, mas mais uma vez, por empréstimo dos portistas.
Na temporada seguinte, voltou ao F.C. Porto para realizar aquela que foi a sua melhor época com a camisola azul e branca. Para isso ajudou a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, apesar de ter sido suplente, e os 25 jogos disputados e os 6 golos apontados, divididos por 3 jogos, com destaque para os 4 que marcou contra o S.C. Vila Real, no jogo da 3ª Eliminatória da Taça de Portugal que os Dragões venceram por 6-0.
No final dessa temporada, Adrián López deixou o F.C. Porto. No total das três épocas em que vestiu a camisola portista, disputou 52 jogos oficiais, marcou 7 golos e conquistou 1 título.
Em 2019/20, regressou a Espanha para jogar no C.S. Osasuna e depois no Málaga C.F.
Adrián López é internacional pela Espanha. Vestiu a camisola da seleção espanhola por duas vezes e marcou 1 golo. Esteve presente nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Palmarés
1 Supertaça Europeia
1 Liga Europa
1 Campeonato de Espanha
1 Taça de Espanha
1 Supertaça Cândido de Oliveira

4 comentários:

Anónimo disse...

Fonix. Desde quando é que o Adrian Lopez é (ou foi) uma estrela do FC Porto?
Foi um pesadelo, foi isso que ele foi!

Anónimo disse...

"Podia ter sido bem melhor. Mas chegou a parecer que ia ser ainda pior. Foi assim-assim. Nos primeiros 90 minutos da eliminatória, os dragões caíram pela primeira vez em Roma, embora levem todas as decisões para o Dragão. Conceição quis surpreender, mas a Roma foi mais italiana do que o costume e esteve a ganhar 2x0. Valeu o golo de Adrián López".

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=242387

Convém lembrar que no Dragão o FC Porto eliminou a Roma.

O espanhol pode não ter sido uma estrela do FC Porto, mas nesse jogo brilhou e pesadelo quando?

A.L.

Manuel Santana disse...

A data de aniversário está incorrecta
É 8 de Janeiro de 1988

Paulo Moreira disse...

Manuel Santana, tem razão.
Obrigado pelo reparo.