23 de janeiro de 2022

Dinis

Joaquim António Dinis nasceu no dia 1 de Dezembro de 1947 em Luanda, Angola.
Depois de ter jogado futebol no A.S. Aviação de Luanda, Dinis chegou a Portugal em 1969, com 21 anos de idade, para ingressar no Sporting C.P.. No emblema leonino, Dinis jogou durante seis temporadas, tendo conquistado dois Campeonatos Nacionais e três Taças de Portugal.
No início da época de 1975/76, Dinis foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 7 de Setembro de 1975, no Estádio das Antas, onde os portistas receberam e venceram o União de Tomar por 6-1, num jogo que valeu para a 1ª jornada do Campeonato Nacional de 1975/76.
Dinis, que jogava a extremo-esquerdo, era um jogador rápido e com uma técnica apurada, no entanto foi preciso aguardar meia ano até apontar o seu primeiro golo de Dragão ao peito, que aconteceu na partida da 17ª jornada do Campeonato Nacional, na vitória do F.C. Porto sobre a Académica de Coimbra por 6-1. Dinis marcou o segundo golo dos azuis e brancos quando estavam decorridos 61 minutos de jogo.
Nessa temporada de 1975/76, Dinis foi o quarto jogador portista mais utilizado, com 35 partidas oficiais disputadas, repartidas pelo Campeonato Nacional (35), Taça de Portugal (3) e Taça UEFA (5). Marcou 3 golos, 2 no Campeonato Nacional e 1 na Taça de Portugal.
Em 1976/77, disputou apenas o primeiro jogo do Campeonato Nacional, tendo depois regressado ao seu país.
No ano seguinte, voltou a Portugal para tirar o curso de treinador e ainda jogar mais duas épocas no U.D. Leiria. Em 1980, retornou a Angola para acumular as funções de jogador e treinador do A.S. Aviação, tendo levado o clube de Luanda à conquista do título de campeão angolano. Passou ainda pelo Sporting de Luanda e pelo Progresso de Sambizanga, onde ganhou uma Taça de Angola. Foi ainda treinador dos sub-17 da Seleção de Angola e mais tarde fez parte da equipa técnica que esteve presente no Campeonato do Mundo de Futebol de 2006.
Dinis foi internacional por Portugal, tendo vestido por 14 vezes a camisola das Quinas e apontado 5 golos.

Palmarés como jogador
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato de Angola
3 Taças de Portugal

Palmarés como treinador
1 Campeonato de Angola
1 Taça de Angola

Sem comentários: