5 de junho de 2022

Ricardo Silva

Ricardo Emídio Ramalho da Silva, nasceu no dia 26 de Setembro de 1975 no Porto.
Foi no Gatões F.C., um pequeno clube da freguesia de Guifões, em Matosinhos, que Ricardo Silva começou a jogar futebol mais a sério, isto quando contava com 13 anos de idade. Em 1989, mudou-se para o Boavista F.C. e percorreu os vários escalões de formação do emblema do Bessa até ascender a sénior no final da temporada de 1994/95. Na época seguinte, integrou o plantel principal do A.D. Esposende, sendo um dos jogadores mais utilizados pelo treinador Luís Campos, nessa temporada.
No início da época de 1996/97, Ricardo Silva foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
Depois de ter jogado três temporadas por empréstimo no F.C. Felgueiras, C.S. Marítimo e U.D. Leiria, onde foi sempre um dos jogadores mais em evidência, Ricardo Silva estreou-se com a camisola dos Dragões no dia 23 de Outubro de 1999 no Estádio Municipal de Guimarães, onde os portistas visitaram e empataram 1-1 com o Vitória S.C.. Ricardo Silva foi titular, jogou todos os minutos do jogo e marcou o seu primeiro golo de Dragão ao peito.
No decorrer dessa época, o defesa-central foi utilizado pelo treinador Fernando Santos em mais dez jogos, tendo apontado mais um golo na vitória portista, por 3-0, sobre o Rio Ave F.C. no jogo da meia-final da Taça de Portugal. Nessa temporada, Ricardo Silva conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira e a Taça de Portugal.
Em 2000/01, Ricardo Silva voltou a conquistar a Taça de Portugal naquela que foi a sua melhor temporada com a camisola azul e branca, pois disputou 16 jogos oficiais e marcou 3 golos.
Na época seguinte, Ricardo Silva venceu pela segunda vez a Supertaça Cândido de Oliveira, naquela que foi a sua última temporada de Dragão ao peito.
Nas três épocas em que Ricardo Silva esteve ao serviço do F.C. Porto, disputou 42 jogos oficiais, marcou 5 golos e conquistou 4 títulos (2 Taças de Portugal e 2 Supertaças Cândido de Oliveira).
Depois de deixar os Dragões, Ricardo Silva passou pelo V. Guimarães, Boavista F.C., S.C. Beira-Mar. Rumou à Rússia onde em 2008 e 2009 jogou no F.C. Shinnik Yaroslavl. Em 2010, regressou a Portugal para vestir a camisola do V. Setúbal, onde permaneceu quatro anos. Seguiu-se o retorno ao Boavista F.C. em 2013/14, quando o clube axadrezado militava no 3º escalão. Na temporada seguinte, Ricardo Silva ingressou no Padroense F.C., clube onde colocou um ponto final na sua carreira de futebolista no ano de 2014.
Nessa mesma época de 2014/15, Ricardo Silva assumiu o comando técnico do Padroense F.C.. Depois assumiu o cargo de treinador adjunto e passou pelo Varzim S.C., Rio Ave F.C. e C.D. Mafra. Em 2020/21, regressou mais uma vez ao Boavista F.C. para orientar a equipa de sub-23 do emblema do Bessa.
Em Novembro de 2021 e em Maio de 2022, Ricardo Silva voltou a vestir a camisola do F.C. Porto para disputar dois jogos amigáveis entre velhas glórias dos Dragões e do S.C. Salgueiros e do Gil Vicente F.C.

Palmarés
2 Taças de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira

Sem comentários: