5 de dezembro de 2011

Troféu Vitória

O primeiro jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Clube Regatas Vasco da Gama (reforçado com jogadores do Botafogo F.R. e do Fluminense F.C.) disputou-se a 19 de Julho de 1931 no Estádio do Lima, tendo a formação brasileira vencido por 1-3.
Em jeito de desforra disputou-se um segundo jogo, oito dias depois, a 26 de Julho, no mesmo estádio, tendo então os Dragões cometido a proeza de vencer por 2-1 o mesmo C.R. Vasco da Gama, tornando-se desta forma o único clube português a vencer a prestigiada equipa brasileira que dias antes vencera o F.C. Barcelona no campo de Las Cortes, na Catalunha.
A vitória encheu de alegria os corações dos emigrantes portugueses no Brasil. Para testemunhar essa efusão, presentearam os jogadores e o clube, tendo eleito uma “Rainha” D. Leopoldina Mendes Belo, para se deslocar a Portugal, propositadamente, e entregar directamente as medalhas de ouro e o Troféu que hoje constitui um belíssimo documento na historia do F.C. Porto.
Trata-se de um Troféu em bronze e mármore. Uma mulher transporta na mão esquerda a bola de futebol e eleva bem alto, em sinal de oferta e vitória, a coroa de louros, na mão direita. Na placa dedicatória, dentro da Cruz de Cristo, o autor colocou o distintivo do F.C. Porto. Revela-se uma mensagem de saudade e de orgulho da colónia emigrante radicada no Brasil.
O F.C. Porto por seu lado e num gesto de agradecimento, mas também de agradecimento, ofereceu à Colónia, através da mesma “Rainha”, uma pasta em pele e uma salva de prata, estilo D. João V, tendo ao centro o distintivo do F.C. Porto esmaltado a cores próprias.

Sem comentários: