7 de maio de 2023

Walter

Walter Henrique da Silva nasceu no dia 22 de Julho de 1989 no Recife, Brasil.
Com 11 anos de idade teve a oportunidade de entrar para as escolinhas do S.C. Recife ao aproveitar uma bolsa, no entanto, viu-se forçado a parar quando terminou a bolsa e teve de pagar, já que a sua família não tinha dinheiro.
Aos 13 anos, começou a jogar no Santa Cruz F.C. e dois anos depois teve uma breve passagem pelo E.C. Vitória, antes de entrar para o E.C. São José. Passados outros dois anos ingressou no S.C. Internacional e foi no clube de Porto Alegre que Walter ascendeu à categoria de sénior em 2008. Com a camisola do colorado, conquistou o Campeonato Gaúcho de 2009, a Taça Suruga Bank de 2009 e a Copa Libertadores da América de 2010. Foi precisamente nesse ano de 2010 que realizou excelentes exibições o que despertou o interesse dos clubes europeus.
No início da temporada de 2010/11, foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 19 de Agosto de 2010, no estádio Cristal Arena na Bélgica, onde o F.C. Porto venceu o K.R.C. Genk por 3-0, num jogo que contou para a 1ª mão do Play-Off da Liga Europa de 2010/11. Walter começou como suplente mas foi a jogo aos 84 minutos para substituir Falcao.
O primeiro golo que marcou de Dragão ao peito aconteceu no dia 16 de Outubro de 2010, no Estádio do Dragão, quando o F.C. Porto recebeu e venceu o A.D. Limianos por 4-1, no jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Walter apontou o seu primeiro golo aos 9 minutos, o segundo aos 60 e o terceiro já nos descontos. Apesar desse ter sido o seu primeiro hat-trick da carreira, o golo mais importante de Walter nessa temporada acabou por ser contra o Sporting C.P. e que valeu a vitória portista por 3-2, no encontro da 27ª jornada do Campeonato Nacional de 2010/11.
No fim dessa época, Walter sagrou-se Campeão Nacional, venceu a Taça de Portugal e a Liga Europa, tendo disputado 25 jogos oficiais e marcado 10 golos.
Na temporada seguinte, Walter apenas foi utilizado em 8 jogos oficiais e marcou 6 golos, com destaque para os 4 que apontou na vitória do F.C. Porto sobre o C.A. Pêro Pinheiro por 8-0, na partida da 3ª eliminatória da Taça de Portugal.
Em Janeiro de 2012 e após problemas pessoais, como o nascimento da sua filha precoce, Walter regressou ao Brasil para jogar no Cruzeiro E.C.
Apesar de ter continuado ligado, contratualmente, ao F.C. Porto durante mais alguns anos, o brasileiro nunca mais voltou a vestir a camisola dos Dragões. Ao serviço dos portistas Walter disputou 33 jogos oficiais, marcou 16 golos e conquistou 4 títulos.
Depois de ter passado meio ano no Cruzeiro E.C., Walter passou pelo Goiás E.C., onde venceu o Campeonato Brasileiro Série B 2012 e o Campeonato Goiano de 2013, seguiu-se o Fluminense F.C., Club Athletico Paranaense, onde conquistou o Campeonato Paranaense de 2016, depois ingressou no A.C. Goianiense, Paysandu S.C.,Centro Sportivo Alagoano, E.C. Vitória, A.D. São Caetano, Botafogo F.C. de Ribeirão Preto, Amazonas F.C., Goiânia E.C. e Afogados da Ingazeira F.C.

Palmarés
1 Copa Libertadores da América
1 Liga Europa
1 Taça Suruga Bank
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato Brasileiro - Série B
1 Taça de Portugal

Sem comentários: