2 de setembro de 2019

Armando Andrade

Armando Andrade Fonseca nasceu no dia 26 de Fevereiro de 1921 em Olhão.
Começou por jogar futebol em 1938 no clube da sua terra, o S.C. Olhanense, onde permaneceu até ao final da temporada de 1941/42. Na época seguinte deixou Olhão por troca com Lagos onde passou a vestir a camisola do C.F. Marítimo Lacobrigense.
Em 1944/45 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola azul e branca aconteceu no dia 24 de Dezembro de 1944 no Campo da Amoreira, no Estoril, onde os portistas defrontaram o G.D. Estoril Praia num jogo a contar para a 5ª jornada do Campeonato Nacional de 1944/45. Os canarinhos venceram por 8-1 e os números exagerados do resultado final terá estado no cansaço da equipa portista que apenas chegou a Lisboa às cinco horas da madrugada desse dia, por atraso do comboio que levou a comitiva azul e branca desde a cidade do Porto. Uma semana depois e para “limpar” a má imagem deixada, os Dragões venceram o S.L. Benfica por 4-3 no Estádio do Lima.
Esse foi o único jogo que Andrade disputou na sua primeira temporada de Dragão ao peito. Na época seguinte somou quatro partidas, divididas por Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2) e Campeonato do Porto (1), o que lhe possibilitou sagrar-se Campeão Regional.
Andrade representou o F.C. Porto durante duas temporadas e apesar de ter disputado poucos jogos deixou o seu nome na lista de futebolistas que conquistaram títulos.
Em 1946/47 ingressou no F.C. Tirsense onde jogou durante mais algum tempo. Já na década de setenta foi treinador também do F.C. Tirsense.

Palmarés
1 Campeonato do Porto

Sem comentários: