14 de março de 2021

Fábio Silva

Fábio Daniel Soares Silva nasceu no dia 19 de Julho de 2002 em Gondomar.
Filho de Jorge Silva, antigo defesa do Boavista F.C., Fábio começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no União Nogueirense F.C., clube onde também jogava o seu irmão mais velho, Jorge Filipe Silva. No ano seguinte Fábio voltou a seguir o seu irmão quando este ingressou no Gondomar S.C.. Depois de ter passado um ano na formação do emblema gondomarense, ingressou no seu clube do coração, o Futebol Clube do Porto, com 8 anos e mais uma vez a acompanhar o seu irmão. Aos 13 anos, Fábio voltou a seguir o seu irmão Jorge e ambos foram para o S.L. Benfica. No segundo ano a jogar no clube lisboeta, Fábio Silva começou a não estar satisfeito em Lisboa e recusou por várias vezes propostas de contratos que o clube lisboeta lhe ofereceu. O F.C. Porto soube do seu descontentamento e logo tratou de fazer regressar o jovem avançado e confiou a tarefa a José Tavares, o responsável pela coordenação da formação dos Dragões, que viajou até ao Algarve, onde Fábio Silva passava férias com a sua família, para o convencer a voltar a vestir de azul e branco. Fábio teve propostas do Liverpool F.C. e também do Manchester City F.C., mas preferiu regressar ao F.C. Porto, o que também foi de encontro à vontade da sua família. No seu regresso aos Dragões, Fábio Silva conquistou o Campeonato Nacional de Juniores A em 2018/19 e ainda a UEFA Youth League.
Com 64 golos apontados em 72 jogos nas duas épocas em que jogou nos juniores portistas, Fábio Silva deu o salto para o plantel sénior dos Dragões.
A estreia na equipa principal do F.C. Porto aconteceu no dia 10 de Agosto de 2019 no Estádio Cidade de Barcelos, onde os portistas defrontaram o Gil Vicente F.C.. Fábio Silva entrou aos 79 minutos a substituir Otávio e tornou-se no mais jovem portista a participar num jogo a contar para o principal escalão, com 17 anos e 22 dias.
No dia 25 de Setembro, Fábio Silva tornou-se no mais jovem titular de sempre no F.C. Porto, no jogo da Taça da Liga contra o C.D. Santa Clara que os portistas venceram por 1-0. Com 17 anos, dois meses e seis dias, o avançado bateu um registo que se mantinha desde 11 de dezembro de 1960, quando Serafim, também avançado, foi titular num S.L. Benfica - F.C. Porto para o campeonato com 17 anos, quatro meses e 16 dias.
O primeiro golo que marcou com a camisola do F.C. Porto foi no jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, quando os Dragões derrotaram o S.C. Coimbrões por 5-0 e Fábio Silva foi o autor do último golo da partida aos 81 minutos.
Mas o golo mais emotivo aconteceu no jogo do campeonato contra o Famalicão no Estádio do Dragão em que o F.C. Porto ganhou por 3-0 e Fábio Silva marcou o 3º golo aos 88 minutos e todo o estádio gritou o seu nome. Um momento que Fábio recordou mais tarde: "Esse momento marcou-me mais do que o próprio golo. Na altura quando o estádio estava a gritar pelo meu nome foi o momento que ficou mais na minha cabeça, o golo acabou por ficar em segundo plano. Porque era algo que desde muito novo brincava em casa com a minha irmã, muitas vezes eu gritava "Fábio!" e ela respondia "Silva!". Então, tornou-se como a realização de um sonho de infância."
No final dessa época, Fábio Silva sagrou-se Campeão Nacional e conquistou a Taça de Portugal. Em 21 jogos oficiais marcou 3 golos.
No início de Setembro de 2020 Fábio Silva deixou o F.C. Porto para rumar ao Wolverhampton Wanderers F.C. a troco de 40 milhões de euros.
Tal como tinha acontecido nos estádios nacionais, Fábio Silva continuou a quebrar recordes nos relvados ingleses e em Dezembro tornou-se no mais jovem de sempre a marcar um golo pelo Wolverhampton, com 18 anos e 155 dias. Fábio Silva tornou-se igualmente no português mais jovem de sempre a faturar na Premier League, superando Cristiano Ronaldo, que tinha apontado o seu primeiro tento (pelo Manchester United) com 18 anos e 269 dias. Depois de ter passado duas temporadas em Inglaterra, foi emprestado aos belgas do Anderlecht e depois aos holandeses do PSV. 


Palmarés
1 UEFA Youth League
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal

1 comentário:

daikubo335 disse...


Oi! Encontrei um jogo valioso de futebol.
Rosenborg contra FC Port 96/97
Jogador famoso Zahovic, Drulovic, Sérgio Conceição, Edmílson, Brattbakk.
https://youtu.be/MavHqrVrVjg