2 de maio de 2011

Campo do Ameal


O Campo do Ameal, pertencente ao Club Sport Progresso, serviu de palco a diversas partidas do Futebol Clube do Porto nas décadas de 1920 e 1930.
O complexo desportivo do clube de Paranhos, era na época um dos mais modernos e mais belos com um imponente relógio na cobertura da bancada central a servir de imagem de marca.
Os Dragões viram-se na obrigação de recorrer ao recinto do seu vizinho já que o Campo da Constituição começava a ser pequeno principalmente nos jogos mais importantes.
O Campo do Ameal ficou dessa forma ligado à história do F.C. Porto e onde não faltaram momentos de glória.

8 comentários:

dragao vila pouca disse...

Era nos terrenos do actual campo do Progresso? Se era, até custa a acreditar...

Um abraço

Daniel Gonçalves disse...

De realçar que "geograficamente" o estádio e campo do Progresso pertencem ao concelho de Matosinhos, ou fica mesmo na fronteira entre o concelho do Porto e Matosinhos. Pelo que me disseram vizinhos meus, quando eu era criança (pois vivi muitos anos em S. Mamede de Infesta), o estádio actual ainda é o mesmo que o FC Porto utilizou nos anos 30, mas é só palavra oral ainda não vi nenhum documento fidedigno que comprove que é o mesmo estádio.

Leceiro disse...

O Ameal era um campo enorme e pertencia aos irmãos... Andrade, um adepto do Progresso e outro adepto do FCP; aquando duma zanga, dividiram o terreno entre ambos destruindo aquele que era o maior e melhor campo relvado da península à data.

JD disse...

Venho só aqui dizer que descobri este blog e só tenho a aplaudir! Um blog que orgulha a nação portista! Obrigado! Já está nos meus favoritos!

José Fernando disse...

Boa Noite,

O estádio do Ameal ficava em arca d´água, na zona que é hoje o Bairro Agra do Ameal. Junto ao colégio Luso francês.
Depois do estádio fez-se uma fabrica de confecções, actualmente é VCI que dá acessos à cidade do Porto.
A selecção Portuguesa, utilizava este estádio para Jogos Oficiais, nos anos 20/30. Considerado na altura o melhor estádio da Península Ibérica.
Existe no sede do Sport progresso Placas dos jogos!

Fica aqui em aberto comentários para pessoas que se lembrem desses tempos.

PS: Sócio Progresso nº 53

Cumprimentos,

José Fernando

pinpao disse...

Caros amigos o campo do Ameal situava-se nas imediações da rua Coronel Almeida Valente, posteriormente uma fabrica de confecções, que ainda existe, o meu avo fez muitos jogos lá pelo progresso, quanto ao actual fica metade no porto e metade em Matosinhos, a zona da bancada é Porto. O meu tio foi jogador e presidente...

Manuel Pereira

Artur Marques disse...

Vivi muitos anos no Amial desde 1954(tinha 4 anos) e sempre ouvi o meu pai dizer,que o antigo estadio ficava na zona onde esta o colegio luso frances.

Anónimo disse...

Por causa desta zanga entre irmãos que ainda nos chamam de "Andrades". Antes isso que outras coisas :P

RS