28 de janeiro de 2019

António de Oliveira Calém

António de Oliveira Calém nasceu no dia 30 de Agosto de 1888 na cidade do Porto.
Depois de regressar, ainda jovem, de Inglaterra onde terminou os estudos na área comercial, passou a praticar desporto, principalmente o futebol tendo mesmo representado o Boavista F.C. em alguns jogos.
Pouco tempo depois da refundação do Futebol Clube do Porto por José Monteiro da Costa em 1906, Calém trocou os boavisteiros pelos portistas e disputou algumas partidas com a camisola azul e branca. No entanto o seu nome ficou ligado à história do F.C. Porto não por aquilo que fez enquanto futebolista mas sim pelo seu trabalho já mais tarde como dirigente. Por várias vezes foi Presidente da Assembleia Geral e na Direcção presidida por Eduardo Dumont Villares foi Vice-presidente. Foi de grande importância o seu contributo para a realização dos trabalhos de construção do Estádio das Antas onde marcou presença no dia da inauguração do novo recinto de jogos dos Dragões tendo feito as honras da casa ao receber o Presidente da Republica o General Craveiro Lopes.
António Calém foi também comerciante de Vinho do Porto e chegou a Vice-presidente da Federação Internacional das Industrias e Comércio de Vinhos, Aguardentes e Licores. Foi também membro do Conselho Geral do Instituto de Vinho do Porto. Presidente do Grémio dos Exportadores de Vinho do Porto. Em 1951 foi Vereador da Câmara Municipal do Porto e entre 1951 e 1954 foi Vice-presidente da Câmara Municipal do Porto.
António de Oliveira Calém faleceu no dia 27 de Maio de 1963.

2 comentários:

Paulo Costa disse...

Boa tarde. Pode me indicar a fonte consultada para este artigo sobre António de Oliveira Cálem?

Paulo Moreira disse...

Boa tarde.

Com certeza. foi neste site: http://paulobizarro.blogspot.com/