12 de maio de 2019

Laureta

Alfredo Magalhães da Silva Rodrigues (Laureta) nasceu no dia 18 de Dezembro de 1961 em Azurém.
Fez toda a sua formação de futebolista nas escolas do V. Guimarães e no final da temporada de 1979/80 passou a sénior, foi depois emprestado durante uma época ao S.C. Mirandela e regressou à cidade berço para integrar o plantel principal dos vitorianos na temporada de 1981/82. Esteve durante quatro épocas ao serviço dos vimaranenses, o mesmo clube onde também tinha jogado o seu avô e o seu pai, e foi do avô, Francisco Rodrigues, que surgiu a alcunha Laureta já que a sua mãe se chamava: Laura.
Laureta sempre mostrou brilhantismo na equipa do V. Guimarães e desde cedo passou a ter os olheiros dos maiores clubes nacionais em si.
No início da temporada de 1985/86 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 25 de Agosto de 1985 no Estádio das Antas onde os portistas receberam e venceram o S.L. Benfica por 2-0, num jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional de 1985/86.
O primeiro golo que apontou com a camisola azul e branca aconteceu no Estádio das Antas quando o F.C. Porto recebeu e venceu o F.C. Ajax por 2-0, numa partida que contou para a 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1985/86, Laureta foi titular e abriu o marcador aos 4 minutos de jogo.
Na sua primeira época ao serviço do F.C. Porto, Laureta sagrou-se Campeão Nacional, disputou 26 jogos oficiais e marcou 2 golos. Na temporada seguinte apenas foi utilizado em 10 partidas oficiais, em parte por culpa de uma grave lesão sofrida em Março, dez dias depois de ter sido titular no jogo contra o Brondby I.F. a contar para a 1ª mão dos quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, jogo que os Dragões venceram por 1-0 no Estádio das Antas na caminhada para o título de Campeão Europeu.
Nas duas épocas que Laureta representou o F.C. Porto disputou 36 jogos oficiais, marcou 2 golos e conquistou 2 títulos.
Em 1987/88 Laureta transferiu-se para o S.C. Braga, no clube bracarense esteve quatro temporadas onde foi sempre um dos jogadores mais utilizados. Em 1991/92 rumou a Barcelos para jogar no Gil Vicente F.C. durante três anos. Na época de 1994/95 vestiu a camisola da Académica de Coimbra e no final dessa temporada colocou um ponto final na sua carreira de futebolista.

Palmarés
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)

Sem comentários: