14 de setembro de 2008

Capucho

Nuno Fernando Gonçalves Rocha (Capucho), nasceu no dia 21 de Fevereiro de 1972 na cidade de Barcelos.
Começou a jogar futebol nos iniciados do Gil Vicente F.C. onde fez toda a formação, até que na época de 1990/91 estreou-se na equipa principal orientada na altura por Rodolfo Reis. No clube de Barcelos continuou na temporada seguinte, mas no final da época rumou a Alvalade para representar o Sporting C.P. No clube leonino esteve três temporadas, desde 1992/93 até 1994/95, conquistou uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Na temporada seguinte regressou de novo ao Minho mas desta vez para ingressar no V. Guimarães onde permaneceu duas épocas.
Em 1997/98 Capucho transferiu-se para o Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola azul e branca aconteceu no dia 15 de Agosto de 1997 no Estádio do Bessa onde os portistas defrontaram o Boavista F.C. num jogo a contar para a 1ª mão da Supertaça Cândido de Oliveira de 1997/98, partida que os axadrezados venceram por 2-0.
Logo na sua primeira temporada com a camisola dos Dragões sagrou-se Campeão Nacional e venceu a Taça de Portugal.
Na temporada seguinte repetiu a vitória no Campeonato Nacional e na Supertaça Cândido de Oliveira.
Na época de 1999/2000, voltou a ajudar o F.C. Porto a vencer a Taça de Portugal ao derrotar o Sporting C.P. por 2-0 na final e conquistou de novo a Supertaça Cândido de Oliveira.
Na temporada que se seguiu nova vitória na Taça de Portugal, desta vez ao derrotar o Marítimo S.C. por 2-0 no Jamor.
Em 2001/02 conquistou a sua quarta Supertaça Cândido de Oliveira.
Na época de 2002/03, sob o comando de José Mourinho, o F.C. Porto apresentava um plantel renovado e onde Capucho se destacava. No campeonato os portistas não tiveram adversários à altura e sagraram-se Campeões Nacionais. Venceram também a Taça de Portugal. Mas o momento mais cintilante da carreira de Capucho foi estar presente na Final da Taça UEFA em 2003 que conquistou frente ao Celtic F.C. depois de uma vitória por 3-2.
No final dessa temporada de 2002/03, Capucho deixou o F.C. Porto. Com a camisola dos Dragões conquistou 11 Títulos, disputou 275 jogos oficiais e marcou 42 golos.
Em 2003/04 rumou à Escócia para ingressar no Rangers F.C. onde actuou em 22 partidas oficiais e apontou 5 golos. Na temporada seguinte mudou-se para Espanha para representar o R.C. Celta de Vigo, onde fez 19 jogos oficiais, e foi no clube da Galiza que colocou um ponto final na sua carreira de futebolista no final da época de 2004/05.
Capucho foi Internacional por 34 vezes. Esteve com a Selecção de Portugal nos Jogos Olimpicos de 1996, no Campeonato da Europa de 2000 e no Campeonato do Mundo de 2002.
Em 2007/08 regressou ao F.C. Porto mas para assumir o comando técnico da formação de Sub-15, para na temporada seguinte passou a comandar os Sub-17 e em 2012/13 treinar os Sub-19, cargo que ocupou até ao final da época de 2013/14, já na temporada seguinte passou a adjunto na equipa B portista. Em 2015/16 assumiu o comando técnico do Varzim S.C. terminando o campeonato no 9º lugar. Na temporada de 2016/17 rumou ao Rio Ave F.C. mas deixou o clube de Vila do conde em Novembro de 2016.

Palmarés
1 Taça UEFA
3 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
5 Taças de Portugal
4 Supertaças Cândido de Oliveira

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Sou amigo do Capucho e tenho uma camisola que ele me ofereceu.
É um tipo bestial e muito acessível, basta ver como ficamos amigos.
Depois de um jogo com o Boavista que perdemos, eu fui ter com ele - não o conhecia pessoalmente - e dei-lhe uma bronca, do género:"porra pá tu dás cabo da paciência a um Santo.A bola passa-te à frente do nariz e tu nem te mexes. Com a bola no pé, eu ainda jogava".Ele olhou para mim e disse-me:" você pensa que eu sou o Paulinho Santos?" Se fosse outro e como não me conhecia de lado nenhum, tinha-me mandado ir passear, não fez, ficamos a conversar e tornamo-nos amigos. Recordo também um Porto-Benfica no auge da "Guerra" com Vale e Azevedo. Fui ter com ele e disse-lhe:"Ó Nuno temos que ganhar aqueles gajos!" Nunca mais me esqueço da cara que ele fez: olhou para mim e disse-me:"calma, relaxe, vamos ganhar fácil...".Ganhamos 3-1 e ele marcou um grande golo.
Pertence ao Scouting e é treinador dos Iniciados. Bom jogador e lá está se fosse como o P.Santos, na raça e no espírito...era dos melhores do MUndo.
Um abraço

disse...

A Mesa Redonda renovou-se!
Depois da saída dos antigos bloggers do FCP, as contratações para os seus lugares tiveram finalmente um desfecho feliz para ambas as partes!
Aos já existentes bloggers do Benfica e do Sporting, o Porto conta agora com 3 novos bloggers, que irão ainda mais, contribuir para a troca de opiniões e ideias num espaço salutar de discussão!

Faça a sua visita e deixo o seu comentário em:

http://amesaredonda.blogspot.com/