25 de janeiro de 2009

Costinha

Francisco José Rodrigues da Costa (Costinha), nasceu no dia 1 de Dezembro de 1974 em Lisboa.
Deu os primeiros passos como futebolista nas escolas do Clube Oriental de Lisboa onde chegou a sénior na temporada de 1993/94. Na temporada de 1995/96 mudou-se para o A.D. Machico, clube Madeirense. Na temporada seguinte transferiu-se para outro clube da Ilha da Madeira, o C.D. Nacional.
Em 1997/98 e com 22 anos, foi contratado pelo A.S. Mónaco. No clube francês permaneceu quatro temporadas onde se sagrou Campeão de França na temporada de 1999/2000 e venceu a Supertaça de França em 1997 e 2000.
No início da época de 2001/02 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 1 de Agosto de 2001 no Estádio Jenner Park, em Barry no País de Gales, onde os portistas defrontaram o Barry Town United F.C., num jogo a contar para a 2ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões de 2001/02. Os britanicos venceram o jogo da 2ª mão por 3-1, mas uma semana antes o F.C. Porto tinha ganho no Estádio das Antas por 8-0.
Logo na primeira época, Costinha venceu a Supertaça Cândido de Oliveira.
Na temporada seguinte e já sob o comando técnico de José Mourinho, Costinha sagrou-se pela primeira vez Campeão Nacional e venceu a Taça de Portugal. Conquistou ainda a Taça UEFA depois da vitória sobre os escoceses do Celtic F.C. por 3-2 na final, um jogo que não foi feliz para Costinha já que saiu lesionado logo aos 9 minutos.
Na época de 2003/04 começou da melhor maneira já que venceu a Supertaça Cândido de Oliveira, onde foi o autor do golo da vitória sobre o União de Leiria. Voltou a sagrar-se Campeão Nacional, mas o ponto alto da temporada foi a conquista da Liga dos Campeões onde derrotou na final a sua anterior equipa, o A.S. Mónaco por 3-0.
Inesquecível para todos os portistas ficou no entanto o golo de Costinha marcado em Inglaterra contra o Manchester United F.C. já nos minutos finais e que valeram ao F.C. Porto a passagem à eliminatória seguinte.
Em 2004/05 voltou a vencer a Supertaça Cândido de Oliveira e em Dezembro ajudou a vencer a Taça Intercontinental em Tóquio, ao derrotar os colombianos do C.D. Once Caldas.
No final dessa temporada de 2004/05, Costinha deixou o F.C. Porto onde jogou durante 4 épocas, conquistou 9 Títulos, disputou 164 jogos oficiais e marcou 18 golos.
Na época seguine mudou-se para a Rússia para representar o F.K. Dínamo de Moscovo, algumas lesões e problemas fizeram com que Costinha não fosse feliz em Moscovo e em 2006/07 rumou ao Atlético de Madrid. Na temporada seguinte mudou-se para Itália para defender as cores do Atalanta B.C. clube onde terminou a sua carreira de futebolista no final da época de 2009/10.
Costinha representou a Selecção Nacional por 53 vezes e marcou 2 golos. Esteve presente nos Campeonatos da Europa de 2000 e 2004 e no Campeonato do Mundo de 2006.
Em Fevereiro de 2010 assumiu o cargo de director de futebol do Sporting C.P. mas pouco mais de um ano depois deixou o clube de Alvalade e rumou à Suiça para exercer idêntico cargo no Servette F.C. lugar que ocupou até 2012.
Em Fevereiro de 2013 aceitou treinar pela primeira vez um clube na sua carreira ao ocupar o lugar técnico no S.C. Beira-Mar. No inicio da temporada de 2013/14 assumiu o comando técnico do F.C. Paços de Ferreira cargo que ocupou apenas até ao final de Outubro de 2013. Em 2016/17 orientou a equipa da Académica de Coimbra para na temporada seguinte passar a treinar o C.D. Nacional da Madeira.
No dia 25 de Julho de 2014 voltou a pisar o relvado do Estádio do Dragão e a vestir a camisola do Futebol Clube do Porto no jogo de homenagem e despedida de Deco.

Palmarés
1 Taça Intercontinental
1 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
1 Campeonato de França
1 Taça de Portugal
3 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Supertaça de França

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Jogador fundamental na estratégia de Mourinho. Depois de não ter feito grandes épocas com F.Santos e Octávio, Costinha tornou-se com o Mourinho, no equilibrio da balança rigorosa que era a equipa do F.C.Porto. Bom jogo posicional, bom jogo de cabeça e uma liderança no campo, forte, fizeram do Marvilense, uma peça das mais importantes, no F.C.Porto vencedor da Taça Uefa, Cmpeão Europeu e do Mundo.
Sem Mourinho que era uma espécie de seu mentor, enveredou por maus caminhos, saiu do F.C.Porto e agora, anda perdido no Atalanta, onde raramente joga. Uma pena!

Um abraço

planetaportugal disse...

Caros Amigos

O FC Porto PlanetaPortugal vêm convidar-vos, a todos, para participarem numa nova funcionalidade que acabamos de inaugurar.
Criámos várias Colunas Temáticas no nosso Portal onde todos os Portistas podem inscrever os seus artigos podendo usar como recurso,além de texto, imagens e video.
Para inserirem os vossos artigos deverão clicar em "Publica aqui o teu artigo que está do lado direito em http://fcporto.planetaportugal.com
Para tal basta registarem-se no nosso portal para terem acesso à consola e têm à disposição as seguintes colunas:

O Aselha de Ouro:
Uma coluna que pretende investigar e dar a conhecer aqueles que foram, os jogadores "flop" do Futebol Clube do Porto.

O Olheiro:
Esta coluna pretende tornar cada um de vós num Olheiro espalhado pelo mundo que ajudem a encontrar jogadores válidos para o nosso Clube. O Futebol Clube do Porto irá receber os vossos textos.

Táctica de Bancada:
Aqui poderão colocar os vossos artigos que abordem toda a parte técnica , desde a táctica utilizada pelo nosso treinador, aos métodos de treino, motivação psicológica, desenvolvimento técnico.

Faz-me Rir:
Não podíamos deixar de ter um apontamento justo de Humor. Assim o convite que vos é feito, passa por publicar textos, imagens ou vídeos que espalhem a boa disposição por quem os vai lêr.

O Homem da Nota:
"O Homem da Nota" pretende ser a coluna onde abordaremos todos os aspectos financeiros do Clube. Desde Orçamentos, políticas económicas do clube, passivo etc.

Eu não cabia em mais lado nenhum:
Para generalizar este espaço pretende ser completamente Off-Topic podendo o nosso membro escrever aqui um artigo sobre a formação no nosso clube, outros desportos, arbitragens etc ou podendo mesmo sair do domínio do futebol e podendo falar da crise que assola o mundo inteiro ou aquilo que bem se lembrarem

Estado de Alma:
A Coluna onde o Portista expressa o seu estado emocional relativamente ao FC Porto a cada momento do nosso percurso do campeonato.

Dragãociclopedia:
Este espaço está destinado a criar artigos Históricos sobre o nosso Porto ou jogadores do nosso Clube.

As regras são simples:


1 º - Deverá sempre ser o autor do texto a fazer a publicação do mesmo.

2 º - Se for proprietário de um Blog e quiser publicar aqui um texto que já tenha publicado no seu blog, pode fazê-lo desde que seja o autor do mesmo. Neste caso poderá, se quiser, colocar no fim do texto um link do seu blog informando que o mesmo texto já foi lá publicado também.

3 º - Todos os artigos são alvo de análise por parte dos moderadores de modo a verificar que os mesmos contém os critérios necessários para serem publicados no nosso Portal.

4 º - Todos os artigos publicados no portal terão um imediato link no Fórum onde poderão ser discutidos em âmbito de Fórum.


Esperamos que apreciem esta nova funcionalidade que é feita para todos vós.

Fica um grande abraço

FC Porto PlanetaPortugal

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Anónimo disse...

Um HOMEM. Quando hoje em dia vemos os putos todos preocupados com penteados e brincos e essa treta toda, tínhamos no Costinha um homem com tomates bem grandes. Sem fosquinhas, estava ali para trabalhar, mal entrava em campo. Um grande trinco trabalhador, a limpar e a subir à área, marcando muitos golos, quer de cabeça como com o pé. O ponto mais forte deste jogador? a "mentality". A 100%. Amei vê-lo no Porto. Na retina, o grande golo em Alvalade e o eterno golo em Old TRafford.