7 de junho de 2009

António Nicolau de Almeida

António Nicolau de Almeida nasceu no ano de 1873 tendo falecido em 1948. Foi o fundador e o primeiro presidente do Futebol Clube do Porto.
Foi também um comerciante de vinho do porto, e numa das suas viagens a Inglaterra ficou fascinado com o futebol e desde logo começou a pensar na ideia de criar um clube em Portugal. Assim juntamente com mais uns amigos da alta sociedade, no dia 28 de Setembro de 1893, fundou o Foot-Ball Club do Porto.
No dia 2 de Março de 1894 realizou-se na cidade do Porto, o primeiro jogo contra o Club Lisbonense, uma partida que foi apadrinhada pelo Rei D.Carlos, e na qual as duas equipas representaram as suas cidades. O encontro teve o nome de: 1º Lisboa-Porto Cup D´El Rey.
No entanto depois desse encontro, António Nicolau de Almeida acedeu ao pedido da sua futura esposa Hilda Rumsey e afastou-se do clube, por ela considerar o futebol um desporto bastante violento.
Bem dito o dia em que António Nicolau d´Almeida teve a honra de fundar este clube, um clube que de certeza o deixaria orgulhoso ao ser Bi-Campeão Mundial.
António Nicolau de Almeida esta sepultado no cemitério de Agramonte muito perto das ruinas do teatro de Baquet.

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

O que posso dizer? Apenas, obrigado Nicolau, por teres fundado este grandioso clube!

Um abraço

RicFCP disse...

É o fundador do FCP e só temos, todos, de lhe agradecer por isso. Suponho que nem mesmo ele poderia imaginar que, hoje, este clube tivesse a grandiosidade que tem!

Anónimo disse...

Podem "visitálo" em Agremonte.

Está sepultado em jazigo de fami lia (campa raza)

Próximo do de Siska (propriedade do FC Porto).

(Junto aos despojos do Teatro Bake)

Anónimo disse...

Obrigado por terem feito estee blog assim descobri quem fundou o melhor clube do mundo
obrigado nicolau