10 de setembro de 2012

Porcel

Antonio Jose Porcel nasceu no dia 13 de junho de 1925 em Buenos Aires na Argentina.
Começou por jogar no clube da sua cidade o C.A. Huracán. viajou depois para o México onde defendeu a camisola do Club Puebla tendo-se transferido depois para o Club Leon onde conquistou o campeonato mexicano por três vezes. Depois atravessou o Atlântico e chegou a Portugal para jogar no S.C. Covilhã, mais tarde rumou a França para ingressar no F.C. Metz.
Em 1953 regressou a Portugal para vestir a camisola do Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola azul e branca aconteceu no dia 18 de Outubro de 1953 no Campo da Estrela em Évora onde os portistas defrontaram o Lusitano Ginásio Clube de Évora (vitória 3-0 para os alentejanos), num jogo a contar para a 3ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1953/54.
Apesar de não ter conquistado nenhum título ao serviço dos Dragões, Porcel pode-se orgulhar de no dia 17 de abril de 1954, ter participado numa partida de caráter particular, na qual o F.C. Porto venceu o Real Madrid C.F. onde atuava o seu compatriota Di Stéfano, por 5-2. No final do encontro os espanhóis ficaram espantados pelo facto do F.C. Porto ocupar o quinto lugar no campeonato já que mostraram qualidade para serem campeões.
Qualidade que ficou bem patente no dia 1 de dezembro do mesmo ano de 1954 quando o F.C. Porto se deslocou a Lisboa a convite do S.L. Benfica para a inauguração do Estádio da Luz. Os Dragões venceram por 3-1 e trouxeram para a cidade do Porto o Troféu Cosme Damião, um dos fundadores do clube lisboeta. Um outro caso, desta vez mais caricato e algo dramático, aconteceu no final do campeonato nacional de 1953/54. Os Dragões jogavam no terreno do Atlético C.P. e Porcel durante quase uma hora fez figura de corpo presente, sangrando do nariz, Sacrifício para livrar a mulher de trabalhos, que estava à beira da gravidez.
Porcel acabou por ser afastado do F.C. Porto no início da temporada de 1955/56 pelo novo treinador, o brasileiro Dorival Knippel (Yustrich), por ousar discutir os seus métodos e o seu trabalho e rumou ao S.C. Salgueiros.
Ao serviço do F.C. Porto, Porcel disputou 36 partidas oficiais e marcou 2 golos.
Regressou mais tarde à Argentina.

Sem comentários: