15 de outubro de 2012

Artur Augusto

Artur Augusto nasceu no dia 15 de março de 1904 em Lisboa.
Ingressou no Futebol Clube do Porto no início da época de 1921/22, vindo do S.L. Benfica.
A estreia com a camisola azul e branca aconteceu no dia 4 de Junho de 1922, numa partida contra o Sporting C.P. a contar para a Final do Campeonato de Portugal, em que os Dragões venceram por 2-1 e sagraram-se Campeões de Portugal, no que foi o primeiro campeonato do género organizado no país. Venceu ainda nessa temporada o Campeonato do Porto.
Jogador considerado polivalente, já que podia ocupar lugares diferentes em campo e sempre com a mesma qualidade.
E foi essa mesma qualidade que fez dele o primeiro jogador internacional do F.C. Porto, no dia 18 de dezembro de 1921. Precisamente na estreia da Seleção Nacional em partidas entre nações, contra a Espanha em Madrid.
Na temporada de 1922/23 continuou a vestir a camisola dos Dragões e voltou a conquistar o Campeonato do Porto.
Regressou depois a Lisboa para ingressar no Carcavelinhos F.C., mas uma doença nos olhos e mais tarde outra de maior gravidade, acabaram por lhe ser fatal.

Palmarés
1 Campeonato de Portugal
2 Campeonatos do Porto

fonte: longara.blogspot.pt de Armando Pinto

2 comentários:

Anónimo disse...

Como primeiro futebolista Internacional do F. C. Porto merece um lugar especial. Aliás todos, como antigamente acontecia com a existência duma galeria fotográfica dos Internacionais de Futebol do F. C. Porto (seniores e Juniores, antes de começar a haver jogos de seleções de escalões mais novos), a qual estava na antiga sede do F. C. Porto, na antecâmara do museu, nas instalações sociais da Praça do Município, depois chamada Pr. Humberto Delgado, ao lado da Câmara Municipal...

dragao vila pouca disse...

Como não tenho o espólio do Armando Pinto, não sei que é o senhor, mas s e foi campeão e internacional, só podia ser bom.

Abraço