21 de março de 2016

Álvaro Neto

Álvaro Lopes Neto foi um futebolista que jogou no Futebol Clube do Porto da última parte da década de 20 e nos primeiros anos da década de 30 do século passado.
Ingressou no F.C. Porto na época de 1928/29 e representou os Dragões durante quatro temporadas, até ao final da época de 1931/32.
A sua estreia na equipa principal dos Dragões aconteceu no dia 30 de Dezembro de 1928, num jogo a contar para a 2ª jornada do Campeonato do Porto em que os portistas venceram o Sport Progresso por 11-0.
Em todas as temporadas que vestiu a camisola azul e branca, ajudou os portistas a conquistar o Campeonato do Porto.
Apesar de fazer parte do plantel portista, Álvaro Neto não participou em nenhum jogo do Campeonato de Portugal da temporada de 1931/32 e dessa forma o seu nome não consta na lista dos vencedores que o F.C. Porto conquistou.
Viveu ainda grandes momentos em jogos particulares quando os portistas defrontaram equipas estrangeiras. Em Janeiro de 1930 os espanhóis do R.C. Celta de Vigo foram esmagados por 6-2, no Campo da Constituição. No ano seguinte, igualmente em Janeiro, foi o R.C. Deportivo Coruña a regressar a casa com uma pesada derrota por 6-0 e em Julho de 1931 o F.C. Porto venceu o C.R. Vasco da Gama por 2-1 no Estádio do Lima, obtendo a primeira vitória de uma equipa portuguesa sobre um clube brasileiro.
No final da época de 1931/32, Álvaro Neto deixou o F.C. Porto.

Palmarés
4 Campeonatos do Porto

2 comentários:

ega disse...

.....este tipo de jogadores, os que ajudam os titulares a serem melhores nos treinos, foram e são igualmente importantes no crescimento do Nosso Clube. Muito bem.

Anónimo disse...

Era o meu avô