9 de dezembro de 2019

Laurindo

Eduardo Laurindo da Silva nasceu no dia 30 de Setembro de 1944 na cidade de Kunje, Província de Bié em Angola.
Começou a jogar futebol no F.C. Kunje com 15 anos, mais tarde mudou de ares e passou a jogar nos juniores do G.R. Voga. No início da década de 60 passou a sénior e a vestir a camisola do Vitória Atlético Clube do Bié, emblema que defendeu até 1967, ano em que chegou a Portugal para ingressar no C.F. Belenenses, onde jogou durante seis épocas tendo despertado a cobiça dos principais clubes nacionais.
No início da época de 1973/74 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 16 de Setembro de 1973 no Estádio das Antas onde os portistas receberam e venceram o Clube Oriental de Lisboa por 1-0, numa partida a contar para a 2ª jornada do Campeonato Nacional de 1973/74.
O primeiro golo que apontou ao serviço do F.C. Porto aconteceu no jogo da 3ª jornada desse mesmo campeonato, foi na visita ao S.C. Farense que Laurindo marcou o primeiro tento dos portistas aos 33 minutos, num jogo que terminou empatado 2-2 e que foi disputado no Estádio de São Luís em Faro.
Laurindo representou o F.C. Porto durante duas temporadas, disputou 24 jogos oficiais e marcou 6 golos. Ajudou a conquistar 13 vitórias, esteve presente em 7 partidas que terminaram com empate e outros 4 jogos que saiu derrotado.
Em 1975/76 ingressou no S.C. Beira-Mar onde disputou 20 partidas oficiais e apontou 7 golos.
No verão de 1976 regressou a Angola para jogar no F.C. Luanda, clube que representou durante dois anos e onde terminou a sua carreira de futebolista no ano de 1978 quando contava 34 anos.
No início da década de 80 decidiu começar a carreira de treinador e a estreia nessa sua aventura começou em 1981 no Progresso Associação do Sambizanga, clube que se estreou no campeonato principal angolano nesse mesmo ano. Laurindo passou depois por vários clubes angolanos e em todos eles deixou um pouco do seu saber e experiência que acumulou nos seus anos ligados ao futebol.
Laurindo foi internacional por Portugal e também por Angola.

Sem comentários: