23 de março de 2025

Nico González

Nicolás González Iglesias nasceu no dia 3 de Janeiro de 2002 na cidade da Corunha, Espanha.
Filho de Fran, antiga glória do Deportiva da Corunha, Nico González começou a jogar futebol, ainda criança, no Montañeros C.F, um pequeno clube da sua terra natal. Com 11 anos de idade e após um jogo amigável contra o F.C. Barcelona, em que se destacou, Nico ingressou nas escolas de formação do maior emblema da Catalunha. Depois de ter passado por todos os escalões de aprendizagem dos blaugranas, integrou a equipa principal na temporada de 2012/22, tendo sido utilizado por 37 vezes nessa época. Na temporada seguinte foi emprestado ao Valencia C.F.
No início da época de 2023/24, Nico González foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 14 de Agosto de 2024 e teve lugar no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, onde os azuis e brancos visitaram e venceram o Moreirense F.C. por 2-1, num jogo a contar para a jornada inaugural do Campeonato Nacional 2023/24, e com Nico a ir a jogo aos 70 minutos a substituir Romário Baró.
Após um período de adaptação, onde foi na maioria das vezes suplente utilizado, em Janeiro Nico González agarrou a titularidade e terminou a época como sendo um dos jogadores que mais se destacou, tendo marcado dois golos (o primeiro na vitória por 3-0 sobre o Portimonense S.C., na partida da 25ª jornada do Campeonato Nacional) e três assistências. Conquistou ainda a Taça de Portugal depois dos portistas terem vencido o Sporting C.P. por 2-1, no Estádio do Jamor.
Nico começou a época de 2024/25 tal como tinha terminado a anterior, a vencer o Sporting C.P. e a conquistar um título. No caso a Supertaça Cândido de Oliveira, que os Dragões venceram em Aveiro, num jogo épico onde estiveram em desvantagem por três golos e onde Nico González apontou o segundo golo dos azuis e brancos.
Nessa nova temporada, de 2024/25, Nico assumiu-se como um dos titulares indiscutíveis do F.C. Porto e o jogador mais importante no meio campo dos Dragões. A prova disso foram os 7 golos e as 5 assistências que efectuou, o que despertou desde logo o interesse dos mais ricos clubes europeus e em Janeiro de 2025, Nico González foi contratado pelos ingleses do Manchester City C.F.
Ao serviço do F.C. Porto, Nico disputou 68 jogos oficiais. Marcou 9 golos e conquistou 2 títulos.

Palmarés
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira

2 de março de 2025

Guilherme Marques

Guilherme Marques foi o 12º guarda-redes da história do Futebol Clube do Porto.
Ingressou nos Dragões na época de 1916/17, quando Ayres Pereira e Manuel Valença dividiram a defesa da baliza dos azuis e brancos, e numa temporada onde o F.C. Porto venceu a Taça de Honra, Taça Salão, Taça Imprensa Desportiva e o Campeonato Regional do Porto.
Guilherme Marques esteve quatro épocas ao serviço do F.C. Porto, entre 1916/17 e 1919/20, nesse período os Dragões sagraram-se por três vezes Campeões Regionais do Porto e venceram um torneio quadrangular, com S.C. Espinho, S.L. Benfica e Sporting C.P., para comemorar a compra do Campo da Constituição e que rendeu uma receita de 750 escudos aos portistas.

19 de janeiro de 2025

Taylor

Taylor foi um dos vários futebolistas britânicos que representou o Futebol Clube do Porto nos primeiros anos da história dos Dragões.
Tal como alguns dos seus conterrâneos que trabalhavam na cidade do Porto e jogaram futebol no F.C. Porto, também Taylor lhes seguiu as pisadas e disputou algumas partidas logo após a refundação do clube pelo engenheiro José Monteiro da Costa.
Apesar de não ter realizado um grande número de jogos, Taylor disputou alguns encontros contra os também britânicos do Boavista Footballers e do Oporto Cricket and Lawn-Tennis Club.
Ainda que não seja possível contabilizar o número de jogos em que esteve presente, Taylor tem todo o direito de figurar na história do F.C. Porto como um dos pioneiros do futebol, tanto do emblema azul e branco como nacional.

5 de janeiro de 2025

António Pinheiro

António Pinheiro foi um dos primeiros futebolistas da história do Futebol Clube do Porto.
Apesar de não ser um dos grandes nomes dos pioneiros futebolistas dos Dragões, António Pinheiro teve o seu nome ligado aos primeiros jogos internacionais que o F.C. Porto disputou na época de 1907/08, contra os espanhois do Real Fortuna F.C. de Vigo.
António Pinheiro, é mais um dos valentes futebolistas que figuram na grandiosa história do F.C. Porto.