7 de março de 2010

Afonso Pinto de Magalhães

Afonso Pinto de Magalhães nasceu no dia 31 de Março de 1913.
Foi o 29º Presidente do Futebol Clube do Porto, entre 1967 a 1972.
Homem ligado aos negócios, começou com uma casa de câmbios na Praça das Flores que mais tarde transformou no Banco Pinto de Magalhães. Ainda colaborou com a Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto e com o Círculo de Cultura Teatral. Foi também Afonso Pinto de Magalhães que lançou o Lar do Comércio, uma instituição que apoiava a Terceira Idade.
Como dirigente do F.C. Porto começou por ser Presidente do Concelho Fiscal em 1955/56 e 1965/66.
Foi ele o responsável pela vinda de Dorival Yustrich.
Em 1965 o clube estava afundado em dívidas e Pinto de Magalhães mais Cesário Bonito e Ponciano Serrano conseguiram atenuar essas dívidas.
Em 1967 assumiu a presidência do clube e logo trata de organizar uma campanha com a finalidade de chegar aos trinta mil sócios, isto quando o F.C. Porto não tinha nem vinte mil. Passados apenas alguns meses o objectivo estava alcançado.
Foi no seu mandato que foram construídas as piscinas, os pavilhões e a sala de troféus, sem esquecer o mausoléu do clube no cemitério de Agramonte onde repousam muitas das antigas glórias do F.C. Porto.
No entanto no futebol não conseguiu atingir o sucesso esperado e viu apenas a conquista de uma Taça de Portugal em 1968 no estádio do Jamor contra o V. Setúbal.
Em 1972 deu o seu lugar ao Dr. Américo de Sá.
No ano de 1975 viajou até ao Brasil e por lá permaneceu até 1979, altura em que regressou a Portugal e juntamente com Belmiro de Azevedo fundou a Sonae.
Faleceu no dia 29 de Janeiro de 1984.

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Um presidente histórico, mas demasiado lírico para entender o futebol, pelo menos o futebol fora do campo.

Um abraço

Filipe Futebol Total disse...

amigo grande blog, tornei-me seguidor e vou adicionar o seu link na minha lista, espero que faça o mesmo. Aguardo resposta.

abraço

http://filipefuteboltotal.blogspot.com

JF disse...

O sr. Magalhães, engraxador de sapatos que um dia decidiu trocar essa profissão pela de «banqueiro».